Polícia

Suspeito de matar Mônica Cavalcante está à disposição da Justiça

Ação da PC/AL garantiu a transferência do fugitivo para Maceió; crime ocorreu em junho de 2023, em São José da Tapera

Por Ascom PC/AL 07/04/2024 09h20 - Atualizado em 07/04/2024 13h45
Suspeito de matar Mônica Cavalcante está à disposição da Justiça
Ação da PC/AL busca suspeito de matar Mônica Cavalcante no estado do Mato Grosso - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas realizou a transferência do acusado do brutal assassinato de sua ex-mulher, Mônica Cristina Gomes Cavalcante Alves, de 26 anos, para a cidade de Maceió.

O feminicídio foi cometido em junho de 2023, na cidade de São José da Tapera, no sertão alagoano, onde a vítima foi morta a tiros. Em seguida o autor fugiu.

Ele foi localizado na Bolívia, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, sendo posteriormente levado para o estado do Mato Grosso do Sul. Agora ele ficará disposição da Justiça de Alagoas.

Uma ação para buscar o acusado no estado do Mato Grosso contou com a participação do secretário de Segurança Pública (SSP/AL), Flávio Saraiva, do delegado-geral da PCAL, Gustavo Xavier, diretor da DINPOL, delegado Thales Araújo e do Diretor da DRACCO, delegado Igor Diego.

O autor ao chegar em Maceió foi levado para o Complexo de Delegacias Especializadas para ser ouvido pela delegada Ana Luíza Nogueira.

O secretário Flávio Saraiva enfatizou a importância da prisão afirmando: "A captura dele representa um passo significativo na busca por Justiça e segurança para as mulheres de nosso Estado. O governo de Alagoas não mede esforços para garantir que casos como este sejam devidamente punidos", afirmou.

O delegado-geral, Gustavo Xavier, destacou os esforços da Polícia Civil alagoana na localização do indivíduo, ressaltando a importância da denúncia: "Essa prisão é fruto de um trabalho árduo e colaborativo entre as agências de segurança. É importante que as vítimas denunciem qualquer forma de violência, para que possamos agir e prevenir tragédias como essa", frisou a autoridade policial.

A delegada Ana Luiza Nogueira também se pronunciou: “Este caso demonstra o comprometimento das forças de segurança pública no combate à violência contra as mulheres. A Polícia Civil trabalha incansavelmente na proteção e busca da justiça para as vítimas de violência doméstica”.

O inquérito policial, conduzido por uma comissão especial designada pelo delegado-geral, Gustavo Xavier, e que incluem: os delegados Diego Nunes, titular do 38º DP - São José da Tapera, Thales Araújo e Igor Diego foi um trabalho conjunto entre diversas agências de inteligência, resultando na captura do suspeito após meses de investigação meticulosa.

“Para a prisão do acusado, o trabalho contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), PRF e Polícia boliviana”, disse o delegado Thales Araújo, diretor de inteligência da PCAL.

O delegado-geral Gustavo Xavier ainda destacou o apoio da Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul que custodiou o preso, após ele chegar ao Brasil, vindo da Bolívia.