Polícia

PC instaura inquérito para apurar caso de jovem arremessada de brinquedo em parque de diversões

Caso aconteceu em Pilar, cidade da região metropolitana de Maceió, na sexta-feira (2)

Por Bruno Martins 06/02/2024 22h39
PC instaura inquérito para apurar caso de jovem arremessada de brinquedo em parque de diversões
Adolescentes de 14 anos foi arremessada para longe e ficou ferida - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas informou nesta terça-feira (6) que instaurou inquérito para investigar o acidente que deixou uma jovem de apenas 14 anos ferida após ter sido arremessada de um brinquedo de um parque de diversões, na noite da sexta-feira (2), no município do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió.

A delegada Maria Angelita, do 23º Distrito Policial, localizado em Pilar, divulgou que os familiares da vítima já prestaram depoimento e que o responsável pelo parque foi intimado a comparecer à delegacia, bem como os órgãos competente sobre os alvarás de funcionamento da atração. 

A Polícia Civil aguarda posicionamento dos órgãos para a conclusão do inquérito em até 30 dias. 

O caso

Uma adolescente, de 14 anos, perdeu três dentes e foi ferida no queixo após ser arremessada de um brinquedo em um parque de diversões. O brinquedo não tinha cinto de segurança. O parque de diversões foi instalado na Praça Floriano Peixoto, região central, como parte das atrações da festa da padroeira da cidade.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente. A adolescente está se divertindo no brinquedo quando a gaiola se abre e ela é arremessada, sendo em seguida amortecida por uma estrutura de metal antes de cair no chão.

A garota foi socorrida pelos bombeiros civis contratados pela Prefeitura de Pilar. Depois foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE). Conforme a Prefeitura, a jovem já recebeu alta e se recupera em casa.

Após o acidente a Prefeitura de Pilar emitiu nota informando que o parque de diversões tinha autorização para funcionamento e que foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

"A Prefeitura Municipal de Pilar esclarece que o parque de diversões instalado na Praça Floriano Peixoto tinha autorização de funcionamento, tendo sido vistoriado, inclusive, por militares do Corpo de Bombeiros. Ressalte-se, ainda, que a jovem vítima de acidente no referido parque foi prontamente atendida por bombeiros civis contratados pela Prefeitura, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Pilar, sendo socorrida por equipe da Secretaria Municipal de Saúde - que disponibilizou uma Ambulância de Suporte Básico (UBS) para o translado até o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A vítima já recebeu alta médica e se recupera em casa, onde seguirá recebendo a devida assistência por parte do Município. A Defesa Civil Municipal, por sua vez, já adotou todas as providências necessárias no sentido de notificar o responsável pelo parque de diversões, desautorizando, assim, o seu funcionamento", diz a nota.

Em nota, Corpo de Bombeiros diz que parque não possuía alvará

A corporação militar divulgou na noite de segunda-feira (5) que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento emitido pelo CBM/AL e que as equipes não chegaram a atuar no atendimento ao acidente.

O CBM/AL diz que o processo de regularização chegou a ser iniciado, porém não concluído por conta de lacunas que impediram a emissão do alvará, confira trecho da nota abaixo.

"Gostaríamos de esclarecer à população de Alagoas que o LynkemPark não detém um alvará de funcionamento emitido por nossa instituição. No dia 17 de janeiro de 2024, o gerente do "LynkemPark" esteve no posto de atendimento da CENTRAL JÁ - Pátio Shopping, onde apresentou documentação parcialmente conforme e buscou orientações sobre certidões pendentes ou vencidas, essenciais para a obtenção do alvará de funcionamento do parque de diversões. Durante a análise dos documentos fornecidos, identificaram-se lacunas que impediram a emissão do Alvará Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB), necessário para prosseguir com o agendamento da vistoria técnica no local. Contudo, após este encontro, não houve comparecimento subsequente do responsável pelo empreendimento ao posto de atendimento ou à Gerência de Atividades Técnicas, localizada no Grupamento de Incêndio no Bairro do Tabuleiro, para prosseguir com o processo de regularização", informou a corporação.

Confira o documento completo abaixo: