Polícia

Polícia Militar apresenta planejamento para festejos carnavalescos na Região Metropolitana

Policiamento do carnaval terá 549 PMs, sendo 337 no patrulhamento a pé e 212 no efetivo motorizado

Por Fernanda Alves / Ascom PM/AL 05/02/2024 22h48
Polícia Militar apresenta planejamento para festejos carnavalescos na Região Metropolitana
Plano de segurança será executado no período de 10 a 13 de fevereiro - Foto: Igor Lessa / Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), apresentou na tarde desta segunda-feira (05) o planejamento para o período carnavalesco. O plano de segurança será executado no período de 10 a 13 de fevereiro.

A distribuição será dividida em policiamento de Carnaval e policiamento Ordinário (serviço dos batalhões de área). Para o policiamento de Carnaval, foi designado um efetivo extra para atuar diretamente nos locais de eventos. Serão 549 PMs, sendo 337 no patrulhamento a pé e 212 no efetivo motorizado, além de 62 viaturas.

Para o serviço ordinário, foram escalados 234 policiais, todos em efetivo motorizado, distribuídos em 78 viaturas. Esta modalidade dará prioridade para atendimento de ocorrências oriundas do 190, mas atuarão nas regiões de festa também

Somam-se ainda 16 conjuntos da Cavalaria, 18 motocicletas da Companhia de Polícia Militar/Independente – Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (CPM/I-RAIO) e uma embarcação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A PM estruturou também reforço no Policiamento das Rodovias Estaduais em todo o Estado de Alagoas.

A estes oficiais caberá a missão de coordenar o efetivo no entorno do local do evento, com apoio das guarnições motorizadas. Eles também serão responsáveis por manter contato com o organizador dos eventos em sua área para alinhar as ações e o alertar acerca do que está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Cabe ainda fazer uma inspeção no local do evento para verificar vulnerabilidades e fazer gestões junto ao organizador para corrigi-las.

Foi realizada uma divisão por áreas de acordo com os pontos de festejos e suas especificidades. Em Maceió, definida como Área 1, foi feita a divisão por bairros: Jaraguá, Ponta Verde, Pontal da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho, Ipioca, Fernão Velho, Benedito Bentes, Conjunto Maceió I (Cidade Universitária).

A Área 2 é composta pelos municípios de Rio Largo, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte. A Área 3 compreende as cidades de Paripueira e Barra de Santa Antônio. E a Área 4 inclui os municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.

“Todo o planejamento foi desenvolvido com o objetivo de que o período momesco seja o mais tranquilo possível em 2024. Agradecemos desde já o empenho dos comandantes e de todo o efetivo policial empregado na área do CPRM”, destacou o coronel Maciel Pantaleão, comandante do CPRM.