Polícia

Polícia Militar age na parte alta de Maceió e apreende drogas e três armas de fogo

Sequência de prisões e apreensões foi registrada por guarnições do 4º e 5º Batalhões de Polícia Militar

Por Ascom PM/AL 23/09/2023 15h49 - Atualizado em 23/09/2023 20h04
Polícia Militar age na parte alta de Maceió e apreende drogas e três armas de fogo
Drogas apreendidas em ação do 4º BPM - Foto: Ascom PM/AL

As ações de combate ao crime desenvolvidas pela Polícia Militar de Alagoas são diuturnas e contínuas. Uma sequência de prisões e apreensões foi registrada por guarnições do 4º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPMs).

Na madrugada de sexta para sábado, por volta de 3h40 da manhã, a equipe Solo 02, pertencente ao 4º BPM apreendeu dois quilos de maconha, 100 gramas de cocaína e 130 gramas de crack, além de uma balança de precisão. O material estava escondido na vegetação. O fato ocorreu em Maceió, no bairro Chã da Jaqueira, no Conjunto Mutirão, em uma área de vegetação na 8ª Travessa do Arame. Ninguém foi preso.

A guarnição acessou a mata a pé com objetivo de abordar suspeitos que costumeiramente se utilizam da área verde para fugir de abordagens policiais. Indivíduos que estavam na região foragiram ao perceber a aproximação da PM, não sendo possível abordar ou deter. Entretanto, ao realizar buscas no perímetro, os PMs encontraram o material ilícito escondido em uma bananeira. Os itens ilícitos foram encaminhados à Central de Flagrantes para realização dos procedimentos cabíveis.

No início da manhã de sábado, por volta de 8h45, a guarnição Solo 2 do 4º BPM apreendeu seis quilos de maconha e quatro munições calibre 38. Este segundo fato também ocorreu no Conjunto Mutirão, Chã da Jaqueira. A equipe realizava o patrulhamento no bairro quando visualizou três indivíduos com sacolas nas mãos. Ao avistarem a PM, correram para a região de mata. Os policiais iniciaram o acompanhamento descendo a ribanceira quando foram recebidos com disparos de arma de fogo, mas responderam à agressão. O trio se evadiu e não foi mais localizado. O material foi encaminhado à Central de Flagrantes.

(Foto: Ascom PM/AL)


5º BPM

Outros três casos foram registrados pelo 5º BPM. Um deles ocorreu em via pública, na Rua Vicente Celestino, bairro Santa Lúcia e resultou na apreensão de um revólver calibre 38 com cinco munições (sendo que duas estavam deflagradas), 125 gramas de maconha e uma balança de precisão. Um indivíduo foi preso pelos crimes de Porte ilegal de arma de fogo e Tráfico de drogas. Equipes da Rocom Comando e do Serviço de Inteligência atuaram nesta ocorrência.

(Foto: Ascom PM/AL)

Outro episódio envolvendo os crimes de Tráfico de drogas e Porte ilegal de arma de fogo ocorreu na Rua São Paulo, na comunidade Grota da Alegria, no Benedito Bentes I. Policiais apreenderam uma pistola calibre 25 (além de quatro munições calibre 25 e outras nove, calibre 38), 400 gramas de maconha, 85 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Os PMs da Força Tática chegaram ao local a partir de uma denúncia anônima feita ao 181 (Disque Denúncia) . O autor foi identificado e tentou foragir e se desfazer de uma sacola ao perceber a presença policial, mas foi contido. Ele foi abordado e foi constatado que a sacola continha os itens ilícitos.

(Foto: Ascom PM/AL)

Uma terceira ocorrência iniciou a partir de uma denúncia de possível disparo de arma de fogo em via pública. Na chegada ao local, a guarnição foi recebida por três indivíduos disparando contra os agentes – que responderam à injusta agressão. Dois deles conseguiram se evadir pela Grota e apesar das buscas não foram mais localizados.

(Foto: Ascom PM/AL)

Um dos integrantes, porém, foi detido portando uma arma de fogo e drogas. Como resistiu à ação policial, foi necessário o emprego de algemas na condução. Foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições, seis gramas de crack, oito de cocaína e 80 gramas de maconha. Além das guarnições Rocom Tática 01 e 02, a ação contou com o apoio das equipes de Rocom Comando, 02 e 03, Força Tarefa Comando e militares dos Batalhões de ROTAM, Bope e da aeronave Falcão 03 do Grupamento Aéreo.

Os três episódios ocorreram na quinta-feira (21) e foram encaminhados à Central de Flagrantes para realização dos procedimentos cabíveis.