Polícia
PRF dará início à Semana Nacional de Trânsito na próxima segunda-feira
A data está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e é comemorada anualmente de 18 a 25 de setembro
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com outras instituições, iniciará na próxima segunda-feira (18) a Operação Semana Nacional do Trânsito 2023, que seguirá até o dia 25 de setembro. A data está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade, focando no desenvolvimento de valores, comportamentos e ações, no sentido de garantir o direito de ir e vir do cidadão e sua responsabilidade para com o trânsito.
A iniciativa está alinhada à promoção da Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2021-2030, que foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os países se comprometeram a reduzir a violência no trânsito. O Brasil estipulou uma meta de 50% na redução das mortes para o período.
Ao longo da Semana Nacional de Trânsito, a PRF vai realizar ações preventivas de segurança viária, executar comandos educativos e aumentar a presença do efetivo em locais e horários com maior concentração de registros de acidentes nas estradas e rodovias federais.
A PRF busca envolver os condutores nos cuidados aos mais vulneráveis no trânsito, a exemplo dos pedestres, ciclistas e motociclistas. Serão priorizadas ações de fiscalização e educação para o trânsito, direcionadas para condutas de risco por parte dos motoristas, como excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante e uso de celular.
Mais lidas
-
1A fila não anda, corre!
Quem é Tiago Maia, empresário apontado como novo affair da cantora Ivete Sangalo
-
2Indenização
Vitória de porteiro no STJ cria precedente contra a Braskem
-
3Descompatibilização
Secretários já vislumbram saídas para as eleições
-
4Julgamento
Mandante de homicídio em Viçosa é condenado a 24 anos e seis meses de prisão
-
5Copa do Brasil
CRB encara Figueirense na quarta-feira (18); venda de ingressos começa neste sábado (14)



