Polícia

Receita Federal apreende drogas, anabolizantes e outras substâncias no Centro Logístico dos Correios

Ação foi realizada em parceria com os Correios; encomendas seriam distribuídas em três regiões de AL

Por Redação com Receita Federal 05/09/2023 12h16 - Atualizado em 05/09/2023 16h26
Receita Federal apreende drogas, anabolizantes e outras substâncias no Centro Logístico dos Correios
Operação conjunta da Receita Federal e Correios aprende drogas em Centro Logístico dos Correios em Maceió - Foto: Receita Federal

Foi apreendido nessa segunda-feira (4), durante uma operação da Receita Federal em parceria com os Correios em Maceió, frascos de cocaína líquida, anabolizantes, refis para cigarros eletrônicos, além de frascos de ayahuasca (DMT).

Na ação foram apreendidos dois frascos de cocaína líquida e quatro frascos de ayahuasca (DMT). Além de sete frascos de anabolizantes, dois refis de cigarro eletrônico e um vaporizador e 50 ampolas de lipostabil, que tem sua comercialização proibida no Brasil.

Segundo a Receita, as encomendas tinham como destino pessoas físicas da região Metropolitana de Maceió e cidades do Agreste e sertão de Alagoas. A operação foi realizada no Centro de Logística dos Correios, na parte alta da capital alagoana e segundo a Receita Federal, a ação teve auxílio de um cão farejador, da equipe do K9.

"Na busca de proteger a saúde e integridade dos cidadãos brasileiros, em um trabalho de rotina e fiscalização, incluindo ações conjuntas ao lado de parceiros como os Correios, a Receita Federal busca coibir o enriquecimento de organizações criminosas. Importante ressaltar que a circulação e comércio de entorpecentes ilícitos pelo País são proibidos e constituem crime", alertou a Receita Federal.

O material apreendido será encaminhado às autoridades policiais.

Material apreendido será entregue à polícia (Foto: Receita Federal)

O que é a Ayahuasca

É uma bebida feita a partir da mistura de diferentes espécies de plantas, utilizada para cura espiritual em cerimônias e rituais. No Brasil, seu uso em rituais passou a ser legal em 1987. Em 2020, o projeto de Lei 179/20 disciplinou o uso da bebida, reconhecendo as identidades religiosas que utilizam o chá de maneira legal e proibindo que práticas sejam feitas com o intuito de obter lucro.

A ayahuasca é usada comumente por grupos indígenas e xamânicos para ampliar a consciência e obter uma percepção diferente da realidade. Seus efeitos têm sido avaliados em estudos para compreender suas propriedades de cura. E também é conhecida como hoasca, daime, iagê, santo-daime e vegetal, é uma bebida enteógena produzida a partir da combinação da videira Banisteriopsis caapi com várias plantas, em particular a Psychotria viridis e a Diplopterys cabrerana.  A produção e o consumo da bebida são difundidos no mundo todo, em especial nos países ocidentais.

Efeitos da ayahuasca - 
Ampliação da consciência; percepção diferente da realidade; visões de ancestrais; miragens e processos de limpeza, como vômitos e diarreia.

Esses efeitos são almejados para abrir a mente dos povos que realizam o ritual da ayahuasca. Eles consideram a bebida uma maneira de curar traumas passados, experimentar uma jornada de autoconhecimento ou uma forma de largar vícios, como drogas, cigarros e álcool, entre outras finalidades. Além disso, os estudos científicos sobre a ayahuasca trazem à tona suas propriedades terapêuticas e medicinais.

Mas, a  polícia afirma que mesmo existindo uma resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), publicada em 2010, que autoriza o uso da substância em rituais religiosos, sua comercialização é irregular. Ou seja, é prevista como crime contra a saúde pública, e é previsto no artigo 278 do Código Penal.