Polícia

Em Alagoas, operação policial apreende 10 aparelhos de som

A ação percorreu diversos bairros durante todo o fim de semana, e foi concluída nesta segunda (20)

Por SSP/AL 20/03/2023 13h55
Em Alagoas, operação policial apreende 10 aparelhos de som
As apreensões aconteceram nos bairros do Vergel do Lago, Jacintinho, Osman Loureiro, e nos conjuntos Novo Jardim, Santa Maria, Carminha e Selma Bandeira, no Benedito Bentes - Foto: Assessoria

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio da Chefia de Articulação Política de Prevenção e do Comando de Policiamento da Capital (CPC), deflagrou, na última quinta-feira (16), uma operação do programa Na Base do Sossego, com o objetivo de realizar visitas técnicas a locais com denúncias recorrentes ao 190 ligadas à perturbação do sossego na região metropolitana de Maceió.

A ação percorreu diversos bairros durante todo o fim de semana, e foi concluída nesta segunda (20). Durante a verificação das ocorrências recebidas, as equipes das Bases Comunitárias da Polícia Militar visitaram locais com infratores reincidentes, onde foram apreendidos 10 aparelhos sonoros. As apreensões aconteceram nos bairros do Vergel do Lago, Jacintinho, Osman Loureiro, e nos conjuntos Novo Jardim, Santa Maria, Carminha e Selma Bandeira, no Benedito Bentes.

Também foram realizados 106 atendimentos à ocorrências nos bairros do Clima Bom, Rio Novo, Jardim Petrópolis, Cidade Universitária, Cleto Marques Luz e no Povoado Pedras, em Marechal Deodoro. Essas abordagens visam conscientizar os indivíduos sobre os transtornos à população causados pela perturbação do sossego, que se enquadra como crime de contravenção penal.

Segundo o coordenador do programa, Major Iran do Rêgo, ações como essa são de extrema importância e mostram o comprometimento com o combate a esse tipo de perturbação social “Essas ações demonstram o desenvolvimento das políticas de segurança e as ações estratégicas da SSP e da Polícia Militar, com o objetivo de prevenir e reprimir de forma qualificada as ocorrências de perturbação do sossego, contravenção penal mais demandada no 190”, informou o gestor.

Já o comandante do Policiamento da Capital, Coronel Pedro Moura, lembrou que o programa atua tanto na prevenção como na repressão desse e de outros crimes. 

“A operação atuou no eixo preventivo, com a realização de visitas técnicas do Programa Na Base do Sossego, bem como no eixo repressivo qualificado, através do atendimento de ocorrências de perturbação e as apreensões dos equipamentos sonoros dos indivíduos recalcitrantes. Além disso, a operação visa prevenir os crimes correlatos como a violência contra mulher, ameaça, vias de fato e até mortes violentas intencionais (MVI) nas comunidades atendidas pelas Bases Comunitárias da PM, fortalecendo o mandamento constitucional”, afirmou.

Participaram da operação equipes das Bases Comunitárias do Vergel do Lago, Jacintinho, Osman Loureiro, Novo Jardim, Santa Maria, Carminha, Selma e Povoado Pedras, pertencentes ao 1°, 4° e 5° BPM, BPE, BPGD e 5ª CIA de Marechal.