Polícia

Estado conta com mais 62 policiais no serviço de inteligência para resolução de crimes

Entre os 62 concluintes estão 55 policiais militares, sendo cinco oficiais e 50 praças, dois integrantes do Corpo de Bombeiros, dois policiais penais e dois civis

Por Wellington Santos / Agência Alagoas 17/03/2023 17h06
Estado conta com mais 62 policiais no serviço de inteligência para resolução de crimes
Formatura ocorreu nesta sexta-feira (17), no Palácio República dos Palmares - Foto: Marco Antonio / Agência Alagoas

Alagoas já conta com 62 novos agentes especializados em inteligência no âmbito da Segurança Pública estadual. Nesta sexta-feira (17), no Palácio República dos Palmares, os policiais participaram da formatura do Curso Básico de Inteligência (CBI) promovido pela Polícia Militar de Alagoas. A solenidade marcou ainda a entrega de certificados aos concluintes e homenagens a instrutores.

Presidida pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a solenidade contou ainda com presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, entre outras autoridades da estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Entre os 62 concluintes estão 55 policiais militares de Alagoas (sendo cinco oficiais e 50 praças), dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar; dois policiais penais e dois policiais civis. Já o corpo docente foi formado por profissionais com experiência comprovada, bem como detentores de curso de especialização que os habilitam a ministrar as instruções no CBI.

O secretário Flávio Saraiva destacou que a formação dos policiais na área de inteligência representa um ganho imensurável para o Estado, principalmente por ser estratégico na resolução de casos complexos no âmbito da segurança pública.

“Os resultados de casos ou crimes de grande repercussão na sociedade são muitos, em razão do trabalho de inteligência, a partir dos relatórios que recebemos para tomada de decisões e que vão influir na logística a ser adotada até o trabalho operacional”, disse Saraiva, ao lembrar que os 62 novos policiais do setor de inteligência concorreram com cerca de 600 candidatos.

“Esse é um curso de alto nível, no qual a informação é tudo e que nos possibilita organizar uma operação integrada e que até agora temos logrado êxito”, ressaltou o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, acrescentando que esse foi o terceiro curso realizado com apoio da instituição.

Difusão de inteligência

O Curso Básico de Inteligência (CBI) tem como intuito difundir a doutrina de inteligência de segurança pública para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário. A formação conta com instruções teóricas e práticas pautadas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP). A matriz curricular do CBI conta com 10 disciplinas, entre elas Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência de Segurança Pública, Organização de Inteligência de Segurança Pública, Documentos de Inteligência, Rotina de Operações de Inteligência, Produção do Conhecimento e Contrainteligência, entre outras.