Polícia

SSP e Gaeco desarticulam organização criminosa especializada em tráfico e roubos no Sertão de Alagoas

Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Dois Riachos

Por Ascom/SSP 18/01/2023 07h35 - Atualizado em 18/01/2023 15h09
SSP e Gaeco desarticulam organização criminosa especializada em tráfico e roubos no Sertão de Alagoas
Material apreendido pela Operação Rios - Foto: Ascom/SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Cacimbinhas, coordenam uma operação integrada, deflagrada nesta quarta-feira (18). A operação Rios cumpre 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Dois Riachos.

As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Cacimbinhas em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que vinha praticando tráfico de drogas, roubo, homicídios e comércio ilegal de arma de fogo na região.

Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação Rios ganhou este nome em alusão às duas principais cidades da operação, que são cortadas por rios. A organização criminosa atuava com mais intensidade em Santana do Ipanema e Dois
Riachos, praticando uma série de roubos e furtos, inclusive na feira do gado que é tradicional no Sertão Alagoano. Além disso, são atribuídos a este grupo criminoso alguns homicídios.

Até o momento, as equipes policiais apreenderam nas cidades de Santana do Ipanema e Dois Riachos 01 revólver calibre 38, um revólver calibre 32, um radiocomunicador, duas balanças de precisão, dois canivetes, dois celulares, uma espingarda artesanal calibre 12, 15 munições calibre 38, 87 gramas de crack, 99 gramas de cocaína e R$829 em espécie.

Quatro pessoas foram presas em flagrante. Um flagrante, do líder da organização criminosa, ocorreu em Marechal Deodoro. Outras três prisões aconteceram em Santana do Ipanema.

Efetivo participante


Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos foram empregados policiais militares do 3°, 7º, 9º e 10° Batalhões, do BPRV e também da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes/Caatinga). Participam também policiais civis das delegacias de Arapiraca, Santana do Ipanema, Batalha, da Gerência de Polícia Judiciária 4 (GPJ4) e do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE). O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo à operação.