Polícia

Polícia Científica realiza perícia em veículos recuperados em Arapiraca

Exames periciais foram realizados para identificar possíveis sinais de adulterações nos itens identificadores desses veículos

Por Ascom Polícia Científica 11/01/2023 18h57
Polícia Científica realiza perícia em veículos recuperados em Arapiraca
Perícia procura possíveis modificações irregulares nos veículos - Foto: Ascom Polícia Científica

A Chefia de Perícias de Identificação Veicular do Instituto de Criminalística de Alagoas realizou na manhã desta quarta-feira (11), uma séria de exames em diversos veículos na Delegacia Regional de Arapiraca. O foco principal da equipe da Polícia Científica de Alagoas foi em motocicletas apreendidas ou recuperadas pelas forças de segurança na segunda maior metrópole do Estado e nas cidades circunvizinhas.

O perito criminal Alessandro César Chalegre explicou que os exames periciais foram realizados para identificar possíveis sinais de adulterações nos itens identificadores desses veículos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) relaciona como elementos de identificação de veículo automotor o número de identificação do veículo, motor, câmbio, placa etc.

Suprimir ou adulterar esses elementos identificadores é crime previsto no Código de Processo Penal (CPP). Por isso, todo o veículo quando apreendido em uma ação policial, ou recuperado, precisa ser periciado para comprovar o crime, e identificar o real proprietário para que a delegacia consiga localizar e devolver o bem móvel.

“Esses veículos apreendidos estão sob a custódia da Polícia Civil, na sede da Delegacia Regional de Arapiraca, aguardando o exame pericial para poder prosseguir com a devida destinação. Mesmo quando identificamos uma adulteração, durante os exames, utilizamos técnicas periciais especificas para revelar numerações suprimidas, a fim de identificar o número original e possibilitar a devolução do veículo ao proprietário”, explicou o perito criminal.

No total foram periciadas quatro motos, e em todas elas o perito encontrou algum tipo de adulteração. Os laudos periciais com todos os detalhes técnicos serão encaminhados para as respectivas delegacias responsáveis pelas apreensões.