Polícia

Operação flagra furto de energia em produção de camarão no Agreste

Por Tribuna Hoje com assessoria 06/01/2023 10h16 - Atualizado em 06/01/2023 10h26
Operação flagra furto de energia em produção de camarão no Agreste
Desvio de energia - ligação clandestina - Foto: Assessoria

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, com o suporte da Equatorial Alagoas, desencadeou, nessa quinta-feira (05), uma operação visando acabar com o furto de energia por parte de uma criação de camarão localizada na zona rural do município de Limoeiro de Anadia, interior de Alagoas.

Durante a ação, denominada “Irmãos Camarão”, o local foi autuado por furto de energia e o proprietário do empreendimento foi conduzido até a delegacia, para os procedimentos legais.

Segundo informações repassadas pela equipe de inspeção da Distribuidora, no local foi verificado que a unidade estava com desvio de energia no ramal de entrada para toda a carga da propriedade, que contava no momento da inspeção com 08 (oito) bombas de 1,5 CV.

O transformador instalado nesta unidade era de 37,5 kVA. A energia perdida estimada foi em torno de 36.000 kWh, o suficiente para atender mais de 280 residências durante um mês inteiro.


Empreendimento foi autuado em flagrante durante operação da PM e Equatorial - Foto: Assessoria


Ainda em uma propriedade vizinha, que pertence ao irmão do responsável pela unidade com desvio e que também exerce a atividade de criação de camarão, foram verificados indícios de violação no ramal de entrada e também manipulação no medidor. Esta propriedade já havia sido autuada anteriormente por ligação clandestina e por desvio de energia.

Segundo o superintendente de operações da Equatorial, Sérgio Valinho, o trabalho colaborativo que a Distribuidora desenvolve com a Secretária de Segurança Pública, através da Polícia Militar, tem como principal objetivo garantir principalmente a segurança dos alagoanos e a qualidade no fornecimento de energia.

“Como as irregularidades utilizam cargas que não são informadas à concessionária, além de provocar oscilações de energia e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, também podem ocasionar acidentes fatais por choque elétrico, incêndios por curto-circuito, além de danos aos equipamentos e eletrodomésticos colocando em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento”, pontua Valinho.

A Equatorial Alagoas reforça que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato”, associado ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.

Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.