Polícia

Militares do BPRV promovem ação solidária em unidade de acolhimento da capital de AL

PMs foram até o abrigo municipal levando refrigerantes, lanches, brinquedos, itens de higiene e limpeza e abraços

Por Assessoria 12/11/2022 10h32 - Atualizado em 12/11/2022 12h49
Militares do BPRV promovem ação solidária em unidade de acolhimento da capital de AL
A PM, foi até a residência da família, no Conjunto Lucila Toledo, Cidade Universitária - Foto: assessoria

Servir e proteger vai muito além de ações táticas de policiamento. Significa combater ilicitudes, mas também, quando a situação pede, amparar quem sofre. Assim aconteceu durante esta semana com militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Integrantes da unidade especializada uniram esforços e promoveram uma ação solidária para crianças assistidas na Unidade de Acolhimento Rubens Colaço (antiga Casa de Adoção), em Maceió.

Militares foram até o abrigo municipal levando refrigerantes, lanches, brinquedos, itens de higiene e limpeza e abraços. A história, porém, começou dias antes durante uma ocorrência. No dia 26 de outubro uma guarnição do BPRv realizava patrulhamento na região do Clima Bom, parte alta de Maceió, quando foi abordada por populares.

Eles disseram temer pela integridade de três crianças que estavam desacompanhadas e em via pública há cerca de três horas. No local apontado pelos denunciantes, os PMs encontraram três meninas: uma com 10 anos de idade, outra de 7 anos e uma de apenas 11 meses, visivelmente em situação de abandono.

Em conversa com a criança mais velha, a menor relatou que sua mãe, de 29 anos de idade, teria deixado as filhas ali alegando que iria procurar transporte de volta para casa e retornaria, mas as horas teriam passado, e elas permaneceram ali: sem alimento, sem proteção e sem notícias da genitora. De imediato, foram levadas à sede do BPRv onde foram cuidadas e alimentadas.

O Conselho Tutelar da região foi acionado e, juntamente como a PM, foi até a residência da família, no Conjunto Lucila Toledo, Cidade Universitária, em Maceió. No local as equipes se depararam com um ambiente insalubre e sem condições de higiene e estrutura para abrigar as menores. Vizinhos também afirmaram que a mãe teria o hábito de deixar as crianças sozinhas com frequência. A mãe foi localizada, disse estar desempregada e assumiu ser dependente química. O Conselho Tutelar avaliou o caso e decidiu recolher os menores a instituição de abrigo Rubens Colaço para que medidas futuras fossem tomadas.

O caso comoveu a guarnição e a unidade como um todo. Nasceu, então a iniciativa de arrecadar os donativos. Os itens foram levados à Unidade de Acolhimento, localizada na Pitanguinha, em Maceió, onde os militares também reencontraram as crianças, já em uma situação bem diferente e melhor que a primeira.

Ao tomar conhecimento do caso, o comandante-geral da PM comentou: “A mesma Polícia Militar que está nas rodovias do norte ao sul de Alagoas também está do lado daqueles que precisam de amparo de toda e qualquer natureza. Mais do que força e operacionalidade, em muitos momentos, nossos homens e mulheres são um instrumento de Deus. Parabéns aos envolvidos por se doarem muito além da farda. Nossa oração é para que essas crianças sejam acolhidas e recebam o que precisam para uma vida feliz como deve ser”, enfatizou o coronel Paulo Amorim.

Já o comandante do BPRv, major Evandro Guimarães, falou sobre a necessidade de enaltecer os valores humanos demonstrados na ação: “O comando do BPRv parabeniza a atitude dos policiais militares. Este tipo de ocorrência mostra os verdadeiros valores esperados pela nossa tropa!”.