Polícia

Comandante-geral da PM/AL participa de grande evento da Corporação em Delmiro

A passagem pelo município sertanejo marcou a terceira edição do Comando Itinerante

Por Assessoria 11/11/2022 18h43
Comandante-geral da PM/AL participa de grande evento da Corporação em Delmiro
Coronel Paulo Amorim e o subcomandante-geral, coronel Gerônimo do Nascimento - Foto: assessoria

Nesta sexta-feira (11), o Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas – nas pessoas do comandante-geral, coronel Paulo Amorim; do subcomandante-geral, coronel Gerônimo do Nascimento e dos integrantes do Alto Comando – se estabeleceu no Sertão Alagoano.

A passagem pelo município de Delmiro Gouveia marca a terceira edição do Comando Itinerante, contemplando as unidades operacionais do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI-I): 7º e 9º Batalhões de Polícia Militar (BPM). O primeiro, sediado em Santana do Ipanema e o segundo, na mesma cidade onde ocorreu o evento.

O dia começou com solenidade em via pública. Uma formatura presidida pelo comandante-geral seguida de desfile com as tropas dos dois batalhões nas imediações do Memorial Delmiro Gouveia. Após a parada militar, as atividades prosseguiram no Auditório do Hotel Aline Bristol.

Neste segundo momento foram prestadas homenagens e entrega de certificados aos policiais que foram destaque operacional e aos veteranos das duas unidades operacionais. No auditório estavam oficiais, praças e respectivos comandantes: o do 9º BPM, tenente-coronel Diogo Vital e o major Eduardo Costa, respondendo pelo comando do 7º BPM.

Houve ainda a entrega de 160 pistolas da marca Glock, calibre 9 milímetros. 100 armas na cor preta e 60 na coloração coiote (tom de marrom no padrão do uniforme e dos equipamentos utilizados pelos PMs em ações em área de Caatinga). Com esta entrega, o 9º BPM torna-se a primeira unidade a dotar todo o seu efetivo de pistolas Glock. Houve ainda um momento de diálogo com lideranças e autoridades locais para tratar de demandas de segurança.

A comitiva então se deslocou até a sede o 9º BPM para conhecer as instalações do prédio recém-revitalizado. No local, foi feito o descerramento de uma placa comemorativa que marca ainda a instituição da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes/Caatinga). A Copes faz parte do 9º Batalhão e foi idealizada em 20 de março de 2014 pelo seu comandante à época, atual comandante-geral, coronel Paulo Amorim. A sede da companhia também foi um dos locais visitados durante a passagem. Depois do momento solene, foi realizada uma reunião com o efetivo, com intuito de traçar diretrizes e alinhar ações operacionais a serem desenvolvidas no sertão.

O coronel Paulo Amorim fez uma retrospectiva: “Iniciamos o Comando Itinerante em julho deste ano no município de Maragogi, área do CPAI-III. Em agosto estivemos em Penedo, marcando a passagem do Comando Itinerante pela área do CPA I-II e é uma honra encerrar esta sequência aqui em Delmiro Gouveia”.

“O papel da PM nesta área de divisas é de grande relevância, pois se trata do cuidado com a população local e a segurança entre Alagoas e estados vizinhos. Queremos dizer a cada militar que aqui atua que este comando agradece e conta com os senhores para continuarmos desempenhando nosso mister de forma tão destacada e positiva”, finalizou o coronel destacando a importância da atuação da PM na região sertaneja.