Polícia

Em quatro meses, Segurança Pública põe na cadeia 322 foragidos da Justiça

O bom resultado no combate à criminalidade é fruto do trabalho da força-tarefa de inteligência integrada

Por Assessoria 28/09/2022 16h20
Em quatro meses, Segurança Pública põe na cadeia 322 foragidos da Justiça
Secretário de Segurança Pública, Sérgio Saraiva - Foto: Assessoria

O trabalho da força-tarefa de inteligência integrada, proposta inovadora da Secretaria de Estado da Segurança Pública, vem dando excelentes resultados no combate à criminalidade em Alagoas. Em 130 dias do atual governo, 322 foragidos da Justiça foram colocados na cadeia.

Entre os presos que se encontravam com mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça, 162 são assassinos, ou seja, em pouco mais de quatro meses, a Segurança Pública prendeu mais de um homicida por dia, um recorde positivo de ação da forças de segurança pública estadual, em tão curto tempo de gestão.

O secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, disse que com o trabalho integrado de inteligência das Polícias Civil, Militar e Penal está sendo dada efetividade ao cumprimento de mandados de prisão que estavam retidos nas delegacias “É um trabalho repressivo, mas também de prevenção, pois, com o cumprimento desses mandados, estamos conseguindo identificar outros crimes”, explicou o secretário.

Por meio do trabalho de inteligência e o uso de ferramentas como o georreferenciamento, são feitos os cumprimento dos mandados de prisão. “Quando um homicida ou um estuprador é preso, estamos tirando das ruas quem pode cometer novamente este e outros crimes. Pois um homicida ou um estuprador não comete esse crime uma só vez”, esclareceu Saraiva.

Segundo o secretário, os índices de criminalidade em Alagoas continuam baixando. “Em agosto foi zero feminicídio, e o número de homicídios caiu para o menor patamar na série histórica dos últimos dez anos. A SSP intensifica o trabalho, observando as recomendações de uma ação em equipe, com integração das forças policiais e uso da inteligência no combate às organizações criminosas. Esse resultado na redução dos índices de criminalidade não é um trabalho de uma pessoa só; ninguém faz nada sozinho. É um trabalho integrado, um trabalho de equipe”, concluiu Flávio Saraiva.