Polícia

PF cumpre mandados em AL, CE e SP contra facção envolvida em lavagem de dinheiro

Por G1 12/08/2022 11h01 - Atualizado em 12/08/2022 15h49
PF cumpre mandados em AL, CE e SP contra facção envolvida em lavagem de dinheiro
Mansão de luxo de membros de facção tinha talheres banhados e ouro e dezenas de relógios de grife - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal apreendeu talheres banhados a ouro, relógios de marca, eletrônicos, entre outros objetos em uma mansão durante a operação "Espelho Branco 2", realizada na manhã desta sexta-feira (12) no Ceará. A ação cumpre 15 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão para desmontar um esquema de lavagem de dinheiro de crimes envolvendo líderes de uma facção.

Ao menos um dos mandados está sendo cumprido em Maceió.

Vídeos registrados pelos agentes mostram o momento que os policiais invadem a mansão de um dos alvos dos mandados. Até as 8h17 um homem foi preso.

No duplex amplo, com móveis planejados, duas piscinas e banheira de hidromassagem, os agentes apreenderam conjuntos de talheres banhados a ouro, dezenas de relógios de marca, eletrônicos e outros objetos.

Ao todo, são cumpridos nove mandados de Busca e Apreensão, seis mandados de Prisão Temporária, e mandados de Sequestro de Bens e Valores expedidos pela Justiça Federal, em domicílios investigados em Fortaleza (CE), Eusébio(CE), Aquiraz (CE), Itarema (CE), Santa Quitéria (CE), São Paulo (SP) e Maceió (AL).


Também foi determinado judicialmente o bloqueio de valores nas contas dos suspeitos, sequestro de imóveis de luxo e veículos em valores superiores a R$ 7 milhões.

Teia criminosa para ocultar origem ilícita dos recursos

Conforme a Polícia Federal, identificou-se durante a apuração uma teia criminosa com atuação dos investigados para ocultar origem ilícita de recursos através de transações comerciais com valores expressivos, entrelaçamento e confusão nos negócios; uso de documentos falsos e interpostas pessoas; reuniões de criminosos em hotéis e condomínios de luxo e investimentos em empresas com atos dos suspeitos que ostentavam riqueza de forma incompatível com qualquer atividade lícita.

De acordo com a PF, a partir da individualização da conduta e da colheita de indícios e provas na operação policial, os investigados poderão responder por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas, com penas de até 40 anos de prisão.

Primeira fase

A primeira fase da operação foi deflagrada em 11 de novembro de 2021, com a prisão de um chefe de facção e o cumprimento de mandados de busca em três mansões localizadas em condomínios de luxo localizados na capital cearense e no Eusébio, município da Região Metropolitana. Um dos imóveis foi adquirido pelo suspeito em 2021, pelo valor de R$ 3,6 milhões.

O nome da operação remete às identificações falsas utilizadas pelos investigados. As investigações continuam, com análise do fluxo financeiro dos suspeitos e do material apreendido.