Polícia
Delegada diz que Lei Maria da Penha ampara mulheres trans vítimas de violência
A titular explica que as Delegacias de Defesa da Mulher de Maceió possuem o entendimento consolidado por decisões de tribunais para que a Lei seja aplicada
A delegada Ana Luiza Nogueira, titular da Delegacia de Defesa da Mulher 2, reforçou nesta sexta-feira (1º) que mulheres transexuais são amparadas pela Lei Maria da Penha e devem registrar Boletim de Ocorrência (BO), bem como solicitar medidas protetivas em casos de violência que se apliquem à Lei.
A titular explica que as Delegacias de Defesa da Mulher de Maceió possuem o entendimento consolidado por decisões de tribunais para que a Lei seja aplicada.
Segundo ela, o próprio art. 2 dispõe que toda mulher está incluída na proteção concedida pela Lei Maria da Penha.
"Tal fato é muito importante, sobretudo por permitir o reconhecimento da mulher trans como vítima de violência doméstica e a possibilidade de aplicação das medidas protetivas de urgência", disse a delegada.
Em Maceió, a Delegacia da Mulher tem dois locais de atendimento, um no Centro da cidade, que funciona de segunda a sexta, das 8 horas às 18 horas.
O outro endereço é na parte alta da capital, no Conjunto Salvador Lyra, que funciona nos mesmos dias e horários, lembrando que as delegacias especializadas não funcionam 24h. Os atendimentos mais urgentes devem ser feitos na Central de Flagrantes, no bairro do Farol.
Arapiraca também dispõe de uma Delegacia de Defesa da Mulher.
Nas demais cidades do interior, as pessoas podem procurar as delegacias distritais ou regionais.
Mais lidas
-
1Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
2Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
3Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
4Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
5Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo



