Polícia
SSP realiza operação de combate à violência contra idosos na Região Metropolitana
Operação vai averiguar 34 denúncias de maus tratos recebidas pelo Disque-denúncia
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), através da Chefia de Prevenção e da equipe do Disque-denúncia realizou, na manhã segunda-feira (27), uma operação conjunta de combate aos maus-tratos à pessoa idosa na região metropolitana de Maceió.
A ação faz parte do projeto “Idoso protegido” desenvolvido pela SSP com o apoio da Polícia Militar, através das Bases Comunitárias, e das secretarias estaduais de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Somente esse ano, 130 denúncias já foram registradas pelo canal do 181. O foco da operação está em 34 denúncias que ainda não foram averiguadas pelas equipes do projeto. Os locais denunciados serão visitados durante a ação conjunta, que vai contar ainda com a participação de equipes da Polícia Civil, por meio do 6º Distrito Policial, da Oplit e do Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai).
“A ação acontece durante o mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e vai atuar no eixo policial e social, dando uma pronta resposta a esse grupo vulnerável que necessita do apoio da segurança pública.”, explica o Tenente Alex Acioli, da Chefia de Polícia Comunitária da SSP.
As visitas normalmente são feitas pelas equipes das Bases Comunitárias, que em caso de violência física, patrimonial ou até psicológica já faz o encaminhamento junto à Polícia Judiciária. Quando se trata de casos de negligência ou de abandono, as demandas são repassadas para o NAPI ou Creas tomarem as medidas cabíveis.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, acompanhou a operação e parabenizou as equipes pela atuação. “Iniciamos a semana trabalhando em prol desse grupo vulnerável que precisa de ajuda. Agradeço a todos pelo empenho nesta ação, que faz parte da série das iniciativas estaduais que buscam a proteção do cidadão idoso.”, disse.
Mais lidas
-
1Beneficiários
Proteção Social da PM/AL convoca veteranos e pensionistas para Prova de Vida 2026
-
2Acusações graves
Atriz da telenovela mexicana 'Maria do Bairro' é acusada de sequestro e canibalismo
-
3Loteria
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 27 milhões
-
4Copa do Mundo
Mbappé faz dois gols, França vence a Suécia e avança para as oitavas de final
-
5Copa do Mundo
Noruega elimina a Costa do Marfim e enfrenta o Brasil nas oitavas




