Polícia

Polícia Civil investiga a morte de mais de 20 cães e gatos por envenenamento em União

Por Redação 06/04/2022 08h10
Polícia Civil investiga a morte de mais de 20 cães e gatos por envenenamento em União
Animais foram achados mortos nas ruas de União dos Palmares - Foto: Reprodução

Mais de 20 animais, entre cães e gatos, foram encontrados mortos por envenenamento nas ruas de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, desde janeiro de 2022. Moradores denunciaram o crime e registraram Boletim de Ocorrência para que os casos sejam investigados pela Polícia Civil.

Os moradores denunciaram ainda que, além das mortes, muitos animais têm aparecido com sinais de maus-tratos, inclusive com membros amputados. 

Muitos casos suspeitos de envenenamento têm surgido na antiga estação de trem da cidade, onde 10 animais teriam aparecido mortos nos últimos dias.

"Colocaram veneno na estação, próximo aos restaurantes e não acaba por aí. Tem mais. Uma cachorrinha aqui, também, que estava brincando hoje pela manhã [morreu]. Eu acho isso uma covardia", diz um morador em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Nara Melo é um dos moradores da cidade que afirma que sua gata foi vítima de envenenamento. Ela conta que a gata tinha saído para a rua, e ao retornar, comeu ração e, dez minutos depois, vomitou, e morreu pouco tempo depois.

"Toda vizinhança conhecia, sabia que essa gata era minha, não era gata de rua, tinha dono. Numa sexta-feira, à noite, quando ela saiu, eu a chamei, assim que chegou, ela comeu ração, demorou uns dez minutos e começou a passar mal. Quando olhei no vômito, tinha carne e ela não comia carne, sempre comia ração. Foi daí que a gente começou a suspeitar que ela tinha sido envenenada", relata Nara Melo.

A atual Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa para quem comete crime de maus-tratos a animais, além do aumento de um sexto a um terço nos casos da morte do animal.