Polícia

Polícia Civil de Alagoas integra ação interestadual contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Organização criminosa suspeita destes delitos tem atuação em todo o Brasil

Por Ascom PC/AL 17/03/2022 14h27 - Atualizado em 17/03/2022 18h25
Polícia Civil de Alagoas integra ação interestadual contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Operação Smurfing - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas participa desde o início da manhã desta quinta-feira (17), da operação Smurfing, que visa identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil.

Em Alagoas, a operação é coordenada pelo gerente da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), delegado Gustavo Xavier, e a execução é feita pelos agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), que cumpriram um mandado de prisão em desfavor de um homem que emprestava a conta para um cunhado que está preso e está sendo acusado de lavagem de dinheiro seria sua participação na organização criminosa.

A ação é coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quatrocentos policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de 16 Estados do País participam da ação.

Em todo o País, são cumpridos 75 mandados de prisão, 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.

O nome da operação remete à tipificação da lavagem de dinheiro, que consiste em dissimular ou esconder a origem ilícita de ativos financeiros e bens patrimoniais, de modo que pareçam lícitos.