Polícia

Polícia Militar vai empregar cinco mil homens durante período carnavalesco

Comandante Geral Coronel Wellington Bittencourt apresentou planejamento em Mesa de Situação da SSP

Por Ascom SSP 22/02/2022 14h38 - Atualizado em 22/02/2022 17h19
Polícia Militar vai empregar cinco mil homens durante período carnavalesco
Comandante Geral da PM apresentou planejamento durante Mesa de Situação na sede da SSP/AL - Foto: Assessoria

O Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Wellington Bittencourt, apresentou o planejamento para o policiamento durante os quatro dias de carnaval em todos os municípios de Alagoas. A apresentação foi feita na sede da Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), no Centro de Maceió, durante a Mesa de Situação realizada nessa segunda-feira (21) com a presença do Secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, Coronel Elias de Oliveira, e representantes das demais forças.

Para o período carnavalesco, a PM vai empregar cinco mil homens, contando com a tropa do serviço ordinário e o reforço que será disponibilizado. Deste total, 2.731 atuarão sob a coordenação do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e 2.269 serão liderados pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). A Operação Carnaval terá início na próxima sexta-feira (12) e se encerrará na quarta-feira de cinzas (17).

O serviço de patrulhamento ocorrerá nas diversas modalidades já desempenhadas pela Corporação como a pé, motorizado e montado. O efetivo especializado também vai atuar reforçando a segurança nas rodovias estaduais, principalmente nas rodovias AL-101 Sul e Norte, AL-105, AL-115 e AL-220, que registram maior tráfego de veículos. Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) também estarão atentas aos crimes contra a fauna e flora.

“Nós estaremos focados em garantir a segurança do povo alagoano e também dos turistas que vão passar o carnaval por aqui. Sabemos que existem algumas restrições por causa do período pandêmico que ainda estamos vivendo e por isso pedimos a colaboração e todos para que possamos ter festejos com responsabilidade e tranquilidade”, afirmou o Comandante Geral.

Seguindo recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), a maioria dos municípios alagoanos já informou que não vai realizar eventos públicos durante a festa de momo, no entanto, as cidades que comumente atraem um grande fluxo de pessoas e, consequentemente, de ocorrências, terão uma atenção ainda maior da Polícia Militar, com ênfase nas regiões balneárias e nos horários de maior necessidade.

“Sabemos que a tendência é que não haja festa, mas estaremos de olho para que a população esteja cumprindo as determinações estabelecidas no Decreto Emergencial do Governo quanto ao combate da Covid-19”, disse o Coronel Bittencourt. “Estamos intensificando as ações ostensivas e preventivas a fim de resguardar a integridade física dos cidadãos e também garantir a segurança patrimonial e a ordem pública”, finalizou o oficial superior.