Polícia

Ronda no Bairro prende homem suspeito de injúria racial na Ponta Verde

Vítima teria sido chamada de ‘nega safada’ após esbarrar com o acusado, que corria na orla, segundo testemunhas

Por Ascom Ronda no Bairro 21/01/2020 10h00
Ronda no Bairro prende homem suspeito de injúria racial na Ponta Verde
Reprodução - Foto: Assessoria

Um homem de 28 anos foi preso por agentes do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, na Ponta Verde, nesta segunda-feira (20), suspeito de injúria racial. A guarnição patrulhava a região quando avistou populares numa suposta tentativa de agressão e se aproximou para proteger a integridade física do homem.

Aos agentes, testemunhas esclareceram a situação e informaram que o suspeito corria pelo calçadão da avenida Álvaro Otacílio quando a vítima - uma mulher negra de 29 anos - vinha caminhando pela orla e ambos acabaram se esbarrando.

Neste momento, segundo os populares, a mulher pediu desculpas pelo ocorrido, mas o homem alterou o tom de voz e passou a proferir palavras de baixo calão e injúrias raciais contra a vítima. “Quando ela tentou ir embora, ele ficou gritando ‘sai daí, sua nega safada’” (sic), afirmou uma das testemunhas.

O suspeito, então, foi vaiado por populares e a vítima afirmou que o denunciaria, pedindo apoio aos populares para levá-lo até a base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), ali próximo, ao passo em que o suspeito foi cercado.

O homem confessou aos agentes que havia cometido o crime e recebeu voz de prisão. Ele ainda pediu desculpas, mas tentou fugir do local em seguida e foi contido, passando a ameaçar a vítima caso ficasse preso e perdesse o emprego.

Com base no relato das testemunhas e na confissão do suspeito, ele foi encaminhado à Central de Flagrantes I, no Farol, com o apoio de uma viatura do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), para a realização dos procedimentos cabíveis. Chegando lá, o suspeito foi preso, mas pagou fiança e foi liberado em seguida.