Polícia

1 de dezembro de 2019 16:40

Alagoas sedia 1ª Conferência Nacional de Patrulhas e Rondas Maria da Penha

Evento inicia na próxima quinta-feira e vai traçar diretrizes para o Plano Emergencial de Combate ao Feminicídio

↑ (Imagem: Divulgação)

O Estado de Alagoas tem se destacado na proteção às mulheres por meio da Patrulha Maria da Penha (PMP) – trabalho da Polícia Militar em conjunto com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Neste contexto, Maceió foi escolhida para sediar um evento estratégico no enfrentamento à violência contra a mulher.

É que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres realizará nos dias 05 e 06 de dezembro de 2019, na capital alagoana, a 1ª Conferência Nacional de Patrulhas e Rondas Maria da Penha.

O encontro acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Alagoas, no bairro de Jacarecica. Além da Secretaria de Segurança Pública e da Semudh, a conferência resulta ainda da integração do Tribunal de Justiça de Alagoas, Defensoria Pública estadual e Ministério Público estadual.

A proposta é viabilizar a troca de conhecimento e o anúncio de boas práticas entre oficiais da Polícia Militar de diversas unidades da federação, bem como, iniciar a discussão para a construção de um Plano Emergencial de Combate ao Feminicídio.

Entre outras autoridades, a conferência contará com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Damares Alves que fará a palestra de encerramento. E foi o próprio MDH quem formalizou a escolha da PM-AL por meio da Patrulha Maria da Penha para ser anfitriã do evento. O convite se deu por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a Mulher, Rosinha da Adefal, em contato com secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior; com o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio e a comandante da PMP, major Danielli Assunção.

A programação inicia na quinta-feira (05) a partir das 08h30, com o credenciamento. A Cerimônia Solene de Abertura da Conferência está marcada para as 10h e segue com mesas, painéis temáticos e grupos de trabalho até a sexta-feira (06). Também na sexta, será construído o texto com o resultado das oficinas e encaminhamentos. Às 18h ocorrerá a solenidade de encerramento, seguida do Coquetel com a presença da ministra Damares Alves.

Fonte: Ascom PM/AL

Comentários

MAIS NO TH