Polícia

16 de abril de 2019 17:03

Polícia Militar abre Semana Tiradentes com exposição em shopping de Maceió

Ação foi feita em comemoração ao patrono das polícias militares, o mártir da Inconfidência Mineira

↑ Comandante-geral da PM prestigia exposição no Parque Shopping (Foto: Ascom PM/AL)

Com o objetivo de aproximar ainda mais a população da Polícia Militar de Alagoas, a Corporação abriu oficialmente na noite de segunda-feira (15) a Semana Tiradentes, que contará com uma exposição de armamentos e equipamentos usados pelas Unidades Especializadas. A ação foi feita em comemoração ao patrono das polícias militares, o mártir da Inconfidência Mineira, que é celebrado no próximo dia 21 de abril.

A abertura da mostra montada no Parque Shopping, localizado no bairro de Cruz das Almas, contou com uma belíssima apresentação da Banda de Música da PM, na Praça de Alimentação do Centro Comercial. Os músicos encantaram o público com um repertório bem diversificado.O evento contou com a participação do comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, que esteve acompanhado do subcomandante-geral, coronel Wilson da Silva, e do Capitão dos Portos de Alagoas, capitão de fragata Haron Cavalcante.

“Esse momento é muito importante que resgata a história da nossa Corporação, pois estamos aqui com armamentos usados no combate ao cangaço e os equipamentos que são utilizados atualmente. É bom também pra que a população tenha esse contato e tire dúvidas sobre o trabalho que é desenvolvido pelas unidades especializadas em defesa da segurança da população e também do meio ambiente. Além disso, nós comemoramos o mês do nosso patrono. Tiradentes, mártir da liberdade do Brasil e o patrono das polícias militares”, afirmou o comandante-geral da PM.

“A Polícia Militar de Alagoas não está somente resgatando a cultura, mas está trazendo para a sociedade a demonstração da sua formação, a importância de seu patrono. Isso resgata também o sentimento do orgulho de pertencer à Corporação, que vem junto da história, e compartilhar isso com a população é cultura pra todos. Sempre há espaço para o conhecimento”, disse capitão dos Portos de Alagoas.

A pedagoga Luana Melo, que acompanhou a abertura da exposição junto do filho Théo parabenizou a ação da PM. “É uma forma de colocar a sociedade um pouco mais a par do trabalho dos militares. A gente pensa que é só na segurança, mas está além disso o trabalho da PM. Como pedagoga, achei muito importante a sensibilização da preservação ambiental, que deve ser ensinada desde cedo”, elogiou ela falando dos animais empalhados usados nas ações para educação ambiental do BPA.

Além do Batalhão de Polícia Ambiental, estão com materiais expostos no Piso L1 do Parque Shopping até o dia 18 de abril, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Regimento de Polícia Montada D. Pedro I (RPMon) e o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).

Na solenidade de abertura também estiveram presentes os comandantes do RPMon, tenente-coronel Ascânio Casado, e do Bope, major César Monte, além de alunos dos cursos de Formação (CFO), de Habilitação (CHOAE) e de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), oficiais e praças.

Procissão e Missa de São Jorge

Por orientação do Ordinariado Militar do Brasil, a procissão e missa em homenagem ao padroeiro da Polícia Militar de Alagoas serão realizadas no próximo dia 29 de abril. As comemorações foram adiadas por ocasião das celebrações litúrgicas da Páscoa pela Igreja Católica. A concentração será em frente à Capela, anexa ao Quartel do Comando-Geral, no Centro de Maceió, a partir das 07 horas. Em seguida, os fiéis, em procissão, caminham até a Catedral Metropolitana de Maceió, onde participam da missa em Ação de Graças.

Fonte: Ascom PM/AL

Comentários

MAIS NO TH