Polícia

10 de dezembro de 2018 16:35

Motorista de veículo envolvido em acidente que deixou dois mortos é preso pela PRF

Prisão ocorreu na BR–424, no município de Satuba, região metropolitana de Maceió

↑ Condutor detido dirigia a Pajero de placas NMN-4009 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Policiais rodoviários federais detiveram na manhã de domingo (9) o motorista do veículo Pajero envolvido em um acidente que culminou em duas mortes e deixou dois feridos em Marechal Deodoro. A prisão ocorreu na BR–424, no município de Satuba/AL.

Após os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizarem o teste com etilômetro (aparelho que verifica o teor alcoólico no organismo do condutor), constatou-se o teor de 0.86 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, comprovando estado de alcoolemia. Vale ressaltar que como previsto no art. 276 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165”.

Dirigir alcoolizado está entre os cinco principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito. Acidentes muitas vezes fatais que poderiam ser evitados com conscientização dos condutores sobre o perigo ao qual expõem a própria vida e a dos demais motoristas e pedestres com a mistura álcool e direção. A Lei Seca determina no artigo 165 do CTB, que dirigir sob a influência de álcool é uma infração de natureza gravíssima, dado o alto fator de risco ocasionado pelos efeitos do álcool no organismo.

Além de autuação por alcoolemia ao volante, o motorista envolvido no acidente, poderá responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal culposa, com agravantes por dirigir veículo automotor em via pública, sem a devida permissão para conduzir ou habilitação, como assegura o artigo 302 do CTB. Nesses casos, a lei confere que a pena de 2 a 4 anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, poderá ser aumentada de um terço até a metade.

O motorista foi em seguida encaminhado à Central de Flagrantes 1, no bairro do Pinheiro/Maceió, para procedimentos cabíveis.

Fonte: Ascom PRF/AL

Comentários

MAIS NO TH