Polícia

30 de novembro de 2017 14:44

Polícia Militar inicia ‘Operação Centro’ no comércio de Maceió nesta sexta-feira

Com aumento da circulação de consumidores pelos centros comerciais, a ação da corporação visa coibir ocorrências de roubos e furtos

↑ Militares usarão coletes refletivos para proporcionar à população uma melhor visibilidade (Foto: Assessoria da Polícia Militar de Alagoas)

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), inicia nesta sexta-feira (1º) a ‘Operação Centro’, com o objetivo de reforçar a segurança da população maceioense durante a época de final de ano. Com aumento da circulação de consumidores pelos centros comerciais, a ação da corporação visa coibir ocorrências de roubos e furtos.

A operação conta com reforço de policiais. Cerca de 80 policiais militares se revezarão diariamente no Centro de Maceió. O trabalho será desenvolvido em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h, inclusive aos sábados e domingos, quando o comércio funcionar. Os militares usarão coletes refletivos para proporcionar à população uma melhor visibilidade.

Também está prevista a instalação de uma Delegacia Móvel, para dar mais agilidade aos trabalhos de quem realiza o serviço ostensivo, quer seja na confecção de Boletins de Ocorrência e TCO, ou mesmo no atendimento ao cidadão, vítimas de roubos e furtos, como também pessoas perdidas e documentos.

O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizará uma equipe diária em uma ambulância para atendimento de situações de emergência ocasionadas por aglomerações de pessoas, questões temporais, dentre outras.

O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Neyvaldo Amorim, explica que o foco principal da operação está relacionado à prevenção, visando intensificar ações de segurança pública eficientes para os cidadãos frequentadores do respectivo centro comercial, bem como dos entornos bancários, por meio do Policiamento Preventivo a Pé, Montado e Motorizado, que contam ainda com o reforço da Força Tarefa.

“Este ano teremos também o ‘Comando de Operações do Centro’, posto de fiscalização que funcionará interligado com o sistema de videomonitoramento do Ciosp. Nele os militares estarão acompanhando através de câmeras instaladas no Centro, em tempo real, todo o movimento de transeuntes e possíveis transgressores. Caso seja verificada alguma irregularidade o policiamento da área será acionado para intervir na ação, ocasionando assim um tempo resposta mais rápido para aquele delito”, explicou o comandante.

Os policiais militares que integram a banda de música da PMAL realizarão um show musical, com algumas Retretas Natalinas, para o público que irá prestigiar o evento.

Medidas Preventivas para o cidadão

A participação dos cidadãos é de suma importância para o bom andamento da operação. Confira abaixo algumas medidas preventivas indicadas pela PM para evitar que as pessoas se tornem vítimas em potencial de criminosos:

Não manusear dinheiro nas ruas e, se possível, pagar as contas com cartão;
Evitar locais de aglomerações de pessoas;
Evitar sair às ruas com joias e adereços que chamem a atenção;
Ficar atento aos esbarrões;
Cuidado com a forma de portar ou carregar bolsas e, principalmente,
Cuidados com a utilização do telefone celular, pois as redes sociais fazem com que as pessoas andem nas ruas de forma dispersa, fator que tem contribuído para o aumento de furtos de aparelhos.

Comentários

MAIS NO TH