Polícia

Governo lança Força Tarefa e reinaugura Delegacia de São Miguel dos Campos

Renan Filho inaugurou ainda a sede da Associação Empresarial e Comercial em prédio cedido pela Sefaz

Por Assessoria 21/08/2017 21h58
Governo lança Força Tarefa e reinaugura Delegacia de São Miguel dos Campos
Reprodução - Foto: Assessoria

Lançamento do Programa Força Tarefa, entrega da reforma da 6° Delegacia Regional de Polícia Civil e cessão do prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) à Associação Empresarial e Comercial Miguelense. Essa foi a agenda cumprida, na manhã e tarde desta segunda-feira (21), pelo governador Renan Filho, em São Miguel dos Campos, a cerca de 60 km de Maceió.

Renan Filho afirmou que São Miguel dos Campos está no centro dos investimentos em infraestrutura do Governo do Estado e destacou a importância econômica do município para o desenvolvimento de Alagoas.

"Nós já abrimos a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], que já atendeu mais de 30 mil pessoas; fizemos o primeiro investimento no Conjunto Hélio Jatobá e vamos avançar mais. Estamos fazendo um amplo projeto para ampliar a obra de drenagem e pavimentação. Lá, temos ainda uma escola de nível médio pronta, já construída. Estamos lançando o Força Tarefa e entregando a reforma da Delegacia Regional. Dessa forma, quero colocar São Miguel dos Campos no Centro do nosso plano de desenvolvimento para essa região", revelou o governador. 

O Programa Força Tarefa representará um incremento diário de 12 policiais militares lotados na 1ª Companhia Independente do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM). O governador entregou três novas viaturas (caminhonetes) que serão utilizadas no patrulhamento das ruas de São Miguel dos Campos.

O programa já atua nos municípios de Maceió, Arapiraca, Cajueiro, Girau do Ponciano, Maragogi, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares.

"O Força Tarefa chega a São Miguel dos Campos com 12 policiais a mais por dia contratados em dia de folga, o que vai garantir mais segurança nas ruas da cidade, que já se destaca pela sua capacidade de promover segurança, por meio da articulação entre o município e o Governo do Estado", salientou Renan Filho.

São Miguel dos Campos foi avaliado no ranking Connected Smart Cities da Urban Systems como o terceiro município brasileiro com o melhor índice de segurança do País, conforme publicação do site da revista Exame. A queda na taxa de homicídios foi um dos seis fatores que levaram o município a figurar na terceira posição, atrás apenas de Vinhedo (SP) e Ipojuca (PE).

O prefeito de São Miguel dos Campos, Pedro Jatobá, o ‘Pedoca’, destacou a integração entre as forças policiais do Estado e a Guarda Civil Municipal para a obtenção dos baixos índices de violência registrados na cidade.

"São Miguel dos Campos é a terceira cidade mais segura do País e isso nos dá tranquilidade em saber que o trabalho está sendo bem feito. Quero agradecer ao governador em nome de todo o povo de São Miguel dos Campos. O município de tornou uma terra fértil, onde o governador planta uma semente e nós conseguimos adubá-la, fazendo-a crescer", declarou o prefeito.

Apesar dos bons resultados, Renan Filho afirmou que não se pode baixar a guarda. Por isso, o Governo do Estado reforça os investimentos em segurança pública no município de São Miguel dos Campos. "É óbvio que precisamos fazer muito mais, e o que estamos fazendo aqui, hoje, é justamente isso: dando sequência aos trabalhos", acrescentou.

Depois de seis anos fechado, o prédio da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos foi reaberto, após uma reforma geral. Os serviços da Polícia Civil estavam sendo executados em imóvel alugado. Foram investidos na obra R$ 210 mil, recursos do Tesouro Estadual.

O governador, o secretário adjunto de Segurança Pública, Acácio Júnior, e o prefeito de São Miguel dos Campos fizeram o desenlace da fita e descerraram a placa de inauguração da Delegacia Regional, onde também funciona o Núcleo de Atendimento à Mulher.

A solenidade foi prestigiada pelos secretários de Estado da Fazenda, George Santoro; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hélder Lima; de Prevenção à Violência, Esvalda Bitencourt; do comandante-geral da PM/AL, Marcos Sampaio; da delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelle; além de deputados, prefeitos de municípios da região, vereadores, dentre outras autoridades.

A Delegacia Regional concentra, durante os plantões, os serviços das delegacias municipais de Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Anadia, Jequiá da Praia e Roteiro.

Associação

Logo após, a comitiva seguiu para a sede da Associação Empresarial e Comercial de São Miguel dos Campos, que foi inaugurada. A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Federação de Associações Comerciais do Estado de Alagoas, Kennedy Calheiros; pelo deputado federal Givaldo Carimbão, dentre outras autoridades.

O presidente da Associação Empresarial e Comercial Miguelense, Assunção Paes, informou que na sede da entidade são oferecidos os serviços da Junta Comercial, Sefaz, Sala do Empreendedor e Receita Federal, poupando o deslocamento dos cidadãos de São Miguel a cidades como Arapiraca.

"O governador não mediu esforços ao abrir as portas do Palácio para nos receber e trazer melhorias ao povo de São Miguel dos Campos", declarou Assunção.

O secretário de Estado da Fazenda afirmou que o sistema implantado no município pode servir de modelo para outras regiões do Estado.

"O serviço conjunto aqui instalado entre o setor privado e o Governo gera economia ao Estado e melhora o atendimento à população. Criamos um projeto-piloto em Arapiraca de atendimento agendado que será instalado aqui em São Miguel dos Campos. O contribuinte vai marcar a hora de ser atendido aqui", revelou George Santoro.