Polícia
SSP aponta que 70% das motos e 60% dos carros roubados são recuperados em AL
Estado também registra redução no nº de veículos roubados em comparação com 2016

As ações realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) garantiram a recuperação de 60% dos carros e 70% das motocicletas roubadas ou furtadas no Estado no primeiro semestre de 2017. O período também se mostra positivo na redução no número de veículos roubados, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, houve redução no número de veículos de passeio roubados em Alagoas. Entre janeiro e junho de 2016 foram registrados 480 roubos. Já no mesmo período de 2017 foram 443 roubos, o que aponta uma diminuição de 7,7%.
Um número que chama a atenção é com relação à quantidade de veículos recuperados durante ações realizadas pelas forças de segurança. No primeiro semestre deste ano, as abordagens e outras ações desempenhadas resultaram na recuperação de 66% dos veículos de passeio que foram roubados no período.
Já com relação às investidas para roubo e furto de motocicletas foram registrados 1.375 roubos em 2016, sendo que, destas, 1.017 motocicletas foram recuperadas. Já em 2017 foram registrados 1.111 roubos e as ações de segurança resultaram na recuperação de 777 veículos ciclomotores, o que representa um percentual de 70% de recuperação. Comparando os dados de roubo de motos no primeiro semestre de 2016 e 2017, houve uma queda nessa modalidade de crime de 19,2%.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, os números expressam as ações que vêm sendo executadas de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar e da Segurança Pública, todas pautadas por estratégias operacionais.
“Essa redução de roubo de veículos e o aumento da recuperação dos veículos roubados e furtados demonstram bem que as polícias têm trabalho forte e de maneira integrada para reduzir esse tipo de crime, principalmente na nossa capital. Se você ataca aquele que pratica o crime, aumenta sua ostensividade e o número de abordagens e investigações, evidentemente que haverá uma redução, e é isso que os números têm mostrado”, destacou o secretário.
Com uma média de 35 operações por mês, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) é um exemplo do trabalho integrado que vem sendo realizado pela Segurança Pública e que resulta em números expressivos de redução de várias modalidades de crimes.
O comandante do BPTran, major PM Felipe Lins, explicou que o trabalho realizado pelas equipes tem sido de abordagens dos veículos, revistas em motocicletas e condutores, além de outras ações, como as abordagens aos coletivos. Todo o trabalho já resultou em 17 veículos recuperados nas últimas ações. Com a fim do período chuvoso, as operações deverão ser intensificadas par reduzir ainda mais a prática dessa modalidade de crime em Alagoas.
“Com essas ações, o BPTran demonstra que veio para a Segurança Pública para atuar nas ações e contribuir para reduzir os índices de criminalidade. Dividi o Batalhão para atuar em diversas frentes, e o trabalho desempenhado de forma integrada tem mostrado bons resultados”, completou o major PM Felipe Lins.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo