Polícia

Inspeção retira telefones, carregadores e bebida alcoólica de penitenciárias

Ações foram desencadeadas pelos agentes penitenciários das unidades e do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), com o apoio do Bope

27/06/2017 21h57
Inspeção retira telefones, carregadores e bebida alcoólica de penitenciárias
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, na segunda (26) e nesta terça-feira (27), operações de inspeção na Casa de Custódia da Capital, em Maceió, e no Presídio de Segurança Máxima, respectivamente. As ações foram desencadeadas pelos agentes penitenciários das unidades e do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Durante o procedimento operacional na Casa de Custódia da Capital, que contou com efetivo de mais de 47 agentes da segurança pública, entre servidores penitenciários e policiais militares, foram retirados objetos ilícitos dos módulos 1 e 2. Já a operação do Presídio de Segurança Máxima envolveu 30 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e nove agentes penitenciários. As ações buscam fiscalizar a conduta dos reeducandos, fortalecer a segurança dentro das unidades prisionais e cumprir as determinações vigentes na Lei de Execuções Penais. As incursões nos módulos ocorrem de forma periódica e têm caráter preventivo. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, carregadores de celular e bebida alcoólica.

De acordo com o chefe especial adjunto de Gestão Prisional, capitão Cletiano Ferro, o trabalho integrado dos agentes penitenciáros com os policiais militares durante as operações é fundamental para fortalecer a segurança e o processo ressocializador no presídio. “Com essas revistas aumentamos a presença do Estado nas unidades, fortalecendo o trabalho de ressocialização e dando mais segurança aos agentes penitenciários”, salientou.

Para o chefe da Casa de Custódia da Capital, Vinícius Lamenha, o trabalho dá suporte às ações diárias da unidade. “Com esse tipo de operação conseguimos fortalecer a segurança, evitar fugas e retirar ilícitos, e isso ajuda o trabalho no presídio, gerando mais segurança ao servidor”, completou o gestor.