Polícia
Operações em AL, PA e PB prendem 21 pessoas da mesma organização criminosa
Com o grupo, foram apreendidas várias armas de fogo utilizadas em crimes de roubo a banco
Na tarde desta segunda-feira (12), a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas apresentou dois casos de ocorrências que terminaram com grande apreensão de armas de fogo. Uma das investigações iniciou com a prisão de três pessoas em Arapiraca na terça-feira (6). Desta operação, nos dias seguintes, ocorreram desdobramentos com sete prisões na Paraíba, 11 no Pará, totalizando 21 detidos da mesma organização criminosa. A outra operação ocorreu na sexta-feira (9), com a prisão de um homem no Jacintinho. Ele possuía em sua residência várias pistolas de uso restrito.
A investigação que terminou com a prisão das 21 pessoas foi deflagrada por conta do aumento de explosões de caixas eletrônicos de instituições bancárias em Alagoas no último mês. Apesar do aumento, os números em Alagoas são uns dos menores do país. A título de comparação com um estado nordestino, a Serb (Seção de Roubo a Banco) informou durante a coletiva que em 2016 foram 357 ocorrências do tipo na Paraíba contra 42 em Alagoas.
Uma força-tarefa da Serb, Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), com apoio da Polícia Militar realizou na operação que começou com o levantamento para identificar os integrantes da organização criminosa.
Deflagrada a operação intitulada de ‘Inoculação’, foram detidos em Arapiraca Everaldo Nunes Pereira, de 45 anos; Taciano Batista dos Santos, de 49 anos; e Jadson Pereira Costa, de 29 anos. Com o grupo, foram apreendidas mais de mil munições de diversos calibres, além de fuzis 762, 558 e espingardas calibre 12.
O delegado Vinícius Ferrari, da Serb, relatou que esses detidos são do núcleo violento da organização. “Eles estavam, nos últimos eventos, usando cordões humano, com reféns em frente aos bancos, muita violência contra o efetivo policial local e terminou com duas resistências e três presos, além do vasto material apreendido”, disse o delegado.
Após a operação na terça, vários envolvidos com a organização fugiram para o Sertão de Alagoas. Foram sete detidos na Paraíba na quinta-feira (8). Quatro eram alagoanos e estavam entre os suspeitos. Já no Pará, foram 11 detidos, com três alagoanos.
Na sexta, homem é detido no Jacintinho com armas de uso restrito
A operação foi deflagrada na sexta-feira após um assalto a um mercadinho ocorrido no Poço na quinta-feira (8). Com utilização de imagens das câmeras de videomonitoramento, o suspeito foi identificado como Marcos Santos Borba, de 26 anos. Ele foi detido sexta-feira (9) na região da feirinha do Jacintinho.
A guarnição do 1º Batalhão de Polícia Militar encontrou na residência do suspeito, na Travessa São José, seis pistolas 9mm, armas de calibre restrito que nem a PM utiliza; munições; pinos de cocaína; e o material roubado no mercadinho, composto por um tablete e dois telefones celulares.
Na coletiva, foi destacado que em Alagoas já foram mais de 900 armas apreendidas em Alagoas até o momento em 2017.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano