Polícia

Quase 700 policiais militares trabalham durante final do Campeonato Alagoano

Partida que encerra a competição está marcada para 16h do próximo domingo no Rei Pelé

Por Ascom / PM-AL 05/05/2017 16h40
Quase 700 policiais militares trabalham durante final do Campeonato Alagoano
Reprodução - Foto: Assessoria

A Polícia Militar de Alagoas apresentou durante a manhã desta sexta-feira (05), no auditório do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o planejamento que será disponibilizado durante a segunda partida da final do Campeonato Alagoano de Futebol, onde medirão forças as equipes do CSA e CRB. Ao todo, cerca de 700 policiais estarão incumbidos de manter a ordem e segurança da decisão.

O encontro contou com as presenças de membros da diretoria dos dois clubes; da SMTT; da SEPREV; da SMCCU; além de representantes da torcida azulina, única torcida que estará presente na arena esportiva. O jogo está marcado para as 16h do próximo domingo (07), no Estádio Rei Pelé.

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tenente-coronel Lima Neto, será o responsável por guiar os policiais militares que estarão destinados exclusivamente para fazer a segurança dos 18 mil torcedores previstos para ocuparem as arquibancadas.

“O planejamento foi feito juntamente com todos os atores que estão envolvidos neste jogo, trabalhamos para que todos os torcedores de bem estejam presentes no estádio com toda segurança possível. Pedimos para que o torcedor vá para torcer, quem estiver com o pensamento de brigar, pode ter a certeza que a polícia não irá tolerar esse tipo de conduta”, afirmou o oficial.

O capitão Daniel Souza, lotado na Academia de Polícia Senador Arnon de Mello, estará incumbido de comandar o policiamento externo do Rei Pelé.

O efetivo policial deverá se apresentar às 13h, mesmo horário em que será feito o bloqueio do trânsito, por parte dos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), os portões abrirão às 14h, já as bilheterias, serão fechadas às 16h45min. Caso seja detectada superlotação do estádio, esse horário poderá ser antecipado.

Por determinação judicial, menor de 18 anos só poderá entrar no estádio acompanhado de um responsável e portando documento oficial com foto. Cambistas que forem flagrados vendendo ingressos serão presos em flagrante.

A PM orienta os torcedores para chegarem cedo, pois haverá uma revista completa em todos os que forem adentrar a praça esportiva. A Secretaria de Prevenção a Violência (SEPREV) irá apoiar o evento com a panfletagem pela Cultura de Paz e pela prevenção do uso de drogas. O videomonitoramento com 60 câmeras e o juizado estará funcionando dentro do Rei Pelé. Não será permitida a presença de torcedores do CRB nos arredores do Estádio.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) se comprometeu em providenciar uma proteção para o acesso dos jogadores ao campo e contratar 50 stuarts com o objetivo de coibir a entrada dos torcedores no gramado.

Medidas de prevenção

Além dos policiais que estarão dentro e ao redor do Estádio Rei Pelé, o efetivo contará com o apoio de 90 policiais militares do Força Tarefa, divididos em 30 viaturas, que somados as guarnições da Operação Jogo Limpo e dos batalhões de área, estarão atentos aos pontos de concentração de torcedores, como os corredores de transporte da Capital, garantindo a segurança das pessoas antes e após a partida.