Polícia

Governador entrega viaturas para o Programa Força Tarefa em Arapiraca

Renan Filho entregou, ainda, o sistema de radiocomunicação digital, que aprimora a troca de informações entre os policiais e as unidades militares

02/05/2017 20h55
Governador entrega viaturas para o Programa Força Tarefa em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, entregaram ao comandante do 3°Batalhão de Polícia Militar (3°BPM), tenente-coronel Ênio Bolivar, na manhã desta terça-feira (2), dez novas viaturas que serão utilizadas na execução do Programa Força Tarefa no município e cidades circunvizinhas.

As caminhonetes vão se juntar às outras sete viaturas do 3° BPM, para reforçar a frota da unidade militar, responsável pelo policiamento de Arapiraca e da região do Agreste. "As sete viaturas eram veículos pequenos. As dez que estamos entregando hoje são caminhonetes grandes. A Força Tarefa de Segurança Pública é um esforço do Governo do Estado na promoção da paz e na redução da violência", disse Renan Filho.

A solenidade de lançamento da Força Tarefa foi realizada no Largo Dom Fernando Gomes, Centro da cidade, e prestigiada por diversas autoridades, dentre as quais, o senador Renan Calheiros, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa; o deputado estadual Ricardo Nezinho e o comandante-geral da PM/AL, coronel Marcos Sampaio.

 

Renan Filho entregou, ainda, o sistema de radiocomunicação digital, que aprimora a troca de informações entre os policiais e as unidades militares. Esse mesmo sistema foi implantado em Maceió e, segundo Renan Filho, será replicado em todo o Estado.

Renan Filho lembrou que, no Brasil, apenas três estados dispõem da tecnologia digital de comunicação, e um deles é  Alagoas. Para isso, o Governo está instalando 50 torres pelo interior do Estado.

Durante a apresentação do novo sistema, o governador se comunicou com um policial que estava no helicóptero. A aeronave sobrevoava a cidade durante a solenidade. Ele também conversou em viva-voz com outro militar que se encontrava em uma viatura. "O radiocomunicador digital facilita a comunicação, permite que todas as viaturas entrem em contato ao mesmo tempo e aposenta aquele antigo rádio por frequência, que o criminoso ficava escutando o que a PM falava. Agora, a comunicação vai para o patamar digital, que não permite copiar o que a polícia fala", explicou.

O governador lembrou que a Força Tarefa vem trazendo bons resultados no combate à violência. Os policiais que integram o Programa recebem diária extra para atuar nos dias de folga.

"A Força Tarefa vem completar os investimentos em segurança pública que fizemos em Arapiraca. Já construímos aqui uma Delegacia Especializada em Homicídios, destinamos um helicóptero exclusivo para policiar Arapiraca e toda a região do Agreste alagoano, implantamos a Rocam, que é um tipo de policiamento motorizado que aqui não existia; ampliamos o efetivo do 3° Batalhão com 300 novos homens convocados da reserva técnica e, agora, estamos lançando a Força Tarefa, que daqui se espalhará para todo o Estado", declarou Renan Filho.

Sementes

Após a solenidade, o governador e o secretário de Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca, Álvaro Vasconcelos, entregou, na sede da Vice-Governadoria, 380.530 kg de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz. Foram contempladas 43.068 famílias de Arapiraca e outras 32 cidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata de Alagoas.