Polícia

Polícia Militar de Alagoas entrega mais 191 novos soldados à sociedade

Cerimônia marcou a ascensão dos 191 alunos do Curso de Formação de Praças à graduação de soldados combatentes

Por Agência Alagoas 03/04/2017 17h59
Polícia Militar de Alagoas entrega mais 191 novos soldados à sociedade
Reprodução - Foto: Assessoria

“(...) Prometo dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, mesmo com o risco da própria vida”. Assim juraram, na manhã desta segunda-feira (3), os novos soldados da Polícia Militar do Estado de Alagoas, durante cerimônia de formatura realizada na Academia Senador Arnon de Mello.

O evento, presidido pelo secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, marcou a ascensão dos 191 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) à graduação de soldados combatentes. A cerimônia contou ainda com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, e do subcomandante, coronel Wilson da Silva, além de autoridades civis, militares e familiares dos formandos.

Os integrantes passaram por um período de instruções, atividades práticas, treinamentos específicos e estágios supervisionados, desenvolvidas em oito meses de formação, no qual foram preparados para enfrentar os desafios da nova fase de vida e atuação policial.

A cerimônia foi marcada por diversos momentos de emoção, desde a entrada dos pelotões de formandos, passando pela condecoração do soldado Laerty Caiçara, primeiro colocado geral, e pelas premiações aos segundo e terceiro colocados, pelo juramento prestado, pela colocação dos distintivos de curso até o tradicional ‘fora de forma’, que marca o último comando que os concluintes recebem em sua formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O secretário Lima Júnior enalteceu que a única profissão em que se faz um juramento com o sacrifício da própria vida é a militar. Já o coronel Marcos Sampaio desejou boa sorte na nova jornada dos formandos.

“Vocês agora fazem parte da família Polícia Militar do Estado de Alagoas. Destaco como pontos comuns a responsabilidade que todos os formandos assumem como novos integrantes de uma instituição que possui 185 anos de serviços prestados à sociedade alagoana, e que renova, com o compromisso de cada concluinte, a garantia de uma segurança pública feita de forma capaz e profissional, legal e qualificada permanentemente para bem atender cada cidadão e cidadã de Alagoas”, ressaltou o comandante.

Para o recém-formado, Adriano Cassimiro, filho do sargento Jocelmo Cassimiro, a nova fase requer um empenho ainda maior. “Agora viveremos uma realidade diferente da que tivemos durante o curso de formação. Além de confiar no aprendizado adquirido, tenho como exemplo a vida militar de meu pai, que me inspirou a buscar esta carreira, e, assim como ele, prestar um ótimo serviço à sociedade”, disse o mais novo soldado da PM alagoana.