Polícia

Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na Assembleia Legislativa

Estão sendo recolhidos documentos nos setores de Recursos Humanos e Financeiros da Casa

Por Assessoria da PF 30/03/2017 08h49
Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na Assembleia Legislativa
Reprodução - Foto: Assessoria

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas – SR/PF/AL, em conjunto com a Controladoria-Geral da União – CGU/AL, desencadeou desde o início da manhã desta quarta-feira (30), ação policial denominada “OPERAÇÃO SURURUGATE”, com o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão na Assembleia Legislativa deste Estado.

As buscas, que se realizam nas salas da Diretoria Financeira e de Recursos Humanos da mencionada Casa Legislativa, tiveram início às 08:00h de hoje, e têm como escopo a arrecadação de documentos e outros dados, inclusive arquivos digitais,  com o objetivo de apurar suposto esquema de desvios de recursos da folha de pagamento do órgão, fundamentando-se em evidências colhidas durante instrução de inquéritos policiais instaurados com base em nota técnica expedida pela CGU, que realizou os trabalhos iniciais de cruzamento de dados e posterior auditoria em beneficiários do bolsa-família que, supostamente, faziam parte dos quadros funcionais da Assembleia.

Levantamentos apontaram que os pagamentos realizados pela Assembleia a indivíduos cadastrados em programas sociais do governo federal, somente entre 2010 e 2013, ultrapassaram o montante de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).

O Mandado Judicial que está sendo cumprido foi expedido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, a partir de representação desta Polícia Federal, com manifestação favorável do Exmo. Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público deste Estado.

O material arrecadado será encaminhado à Sede da PF em Alagoas, para posteriores análises em conjunto com a CGU/AL.

Os envolvidos com o esquema podem responder pelos crimes de participação em organização criminosa qualificada (art. 2º, § 4º, II da lei nº 12.850/2013), peculato (art. 312 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98), cujas penas podem atingir até 32 anos de reclusão.

Às 10h30 de hoje, será realizada entrevista coletiva na Superintendência Regional da PF em Alagoas, ocasião em que mais informações a respeito desta Operação serão prestadas.