Polícia

Prisão na capital apressa operação e cinco são detidos em Arapiraca e União

Investigação que ocorria há três meses foi deflagrada após líder ser preso na capital

23/03/2017 17h37
Prisão na capital apressa operação e cinco são detidos em Arapiraca e União
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde desta quinta-feira (23), a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) apresentou em coletiva na sede da Secretaria de Segurança Públuca, no Centro de Maceió, o resultado de uma operação deflagrada na terça-feira (21) após pelo menos três meses de investigação contra uma organização criminosa. Foram seis pessoas detidas no total nos municípios de Maceió, Arapiraca e União dos Palmares. A prisão do líder do grupo na capital ocorreu na segunda-feira (20) e fez com que a Deic antecipasse a operação para que os outros suspeitos não dispersassem.

As ações foram realizadas em combate aos crimes de tráfico de drogas e outros delitos que ocorrem em decorrência do tráfico, como homicídios. De acordo com o coordenador da Deic, delegado Mário Jorge, a base de operações do grupo é em Arapiraca. Eles recebiam as drogas vindas do sudeste do país e redistribuíam para diversas cidades de Alagoas.

Na segunda, foi detido por uma guarnição do 5º Batalhão de Polícia Militar o homem apontado como líder da organização criminosa, Jonatha Felipe dos Santos, de 26 anos. Ele foi abordado pela guarnição no bairro da Pajuçara com 4 kg de maconha e uma quantia de pouco mais de R$ 19 mil.

Severino Pereira de Lira, de 56 anos, foi detido em Arapiraca na manhã de terça. Ele já vinha sendo investigado por vários crimes na região. Ele e seu filho identificado como ‘Rafa’ e que está foragido tinham mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio.

(Foto: Bruno Martins)

Bonecos de pelúcia eram utilizados para armazenar crack

Além de Severino, foram detidos em Arapiraca, Mariana Paula Barboza Vieira, de 24 anos; Ramona Rainona Santos de Souza, de 35 anos, que é esposa de ‘Rafa’, Clare Ihorrane da Silva Rocha, de 20 anos, companheira de Jonatha. Clare não foi apresentada, pois está no sistema prisional e teve um mal estar.

Com o grupo foi apreendido 10 kg de maconha, 1,350 kg de crack, uma pistola calibre 380 com 20 munições intactas, uma balança de precisão, mil reais em espécie e bonecos de pelúcia que eram usados para guardar o crack.

Durante a tarde de terça, a operação rumou para União dos Palmares e foi detido Josué Bento da Silva, de 45 anos, com 40 kg de maconha.

Além do flagrante, os suspeitos foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, integrar organização criminosa e porte de arma de fogo.

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) deu apoio à operação.