Polícia

Suspeito de chacina em Pilar é detido e diz que matou para se defender de ameaças

José Ailton seria autor material do crime cometido na madrugada de 1º de fevereiro

10/02/2017 17h47
Suspeito de chacina em Pilar é detido e diz que matou para se defender de ameaças
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde desta sexta-feira (10) foi detido o último suspeito de envolvimento na chacina de Pilar, ocorrida na noite de segunda-feira (31). José Ailton da Silva, de 23 anos, foi detido na tarde de quinta-feira (9) e assumiu o crime. De acordo com ele, a família de Daiane, uma das vítimas da chacina, estava intimidando e ameaçando de morte os seus parentes. O assassinato de sua irmã Sandra, morta horas antes da chacina, teria sido o estopim para o crime que vitimou três pessoas, incluindo uma criança de dois anos.

O delegado de Pilar, José Carlos dos Santos, relatou que o suspeito foi encontrado na casa de outro membro da quadrilha que ele faz parte através de levantamentos realizados pela Polícia Civil e Polícia Militar e ajuda que o delegado considerou fundamental da participação da população pelo Disque Denúncia, o 181.

Localizada em Piar no conjunto Jorge Barros, no bairro de Pernambuco Novo, a residência que pertence a José Adriano dos Santos, de 30 anos, era onde estava escondido José Ailton e sua esposa. No local, foram apreendidas 620 gramas de maconha e algumas pedras de crack. José Adriano foi detido em flagrante por suspeita de tráfico de drogas. Além de tráfico, a participação na quadrilha deve fazer Adriano ser indiciado por organização criminosa.

José Ailton confessou o crime e contou com detalhes como ocorreu a ação. “Ele nega que tenha a intenção de assassinar a criança. Diz que assassinou a dona Elisabete, depois arrombou a outra porta, encontrou a Daiane [que tinha 17 anos] no quarto, deu alguns tiros quando ela estava de pé. Ela caiu por cima da criança e ele disparou entre nove ou 11 disparos contra ela. José Ailton diz que a criança foi atingida por acidente”, declarou o delegado de Pilar.

O delegado José Carlos disse que o laudo pericial será fundamental para apurar a intenção de Ailton ou não de matar também o garoto de dois anos. Segundo o suspeito, ele entrou sozinho para cometer o crime, diferente do apurado pela investigação que aponta o envolvimento de Wedson Santos da Silva, de 31 anos, detido no dia do crime e apresentado em coletiva.

José Ailton diz que perdeu a arma do crime, uma pistola de calibre 380, na fuga. Apesar de assumir o caso da chacina, o suspeito diz que não tem participação em outros três homicídios ocorridos em Pilar no mês de janeiro, apesar de provas e testemunhas mostrarem o contrário, conforme disse o delegado.

As investigações também apontaram que José Ailton era o fornecedor de drogas de José Adriano. O suspeito da chacina dormia em um matagal atrás da residência, enquanto sua esposa ficava dentro da casa do detido por tráfico.

José Ailton diz que ideia era apenas matar Daiane

O suspeito foi apresentado e demonstrava estar soluçando. Ele reafirmou várias coisas que o delegado havia falado. Confirmou que confessou o crime e disse que matou a criança sem saber. Ele alega que sua família estaria sofrendo ameaças dos parentes de Daiane e que tomou a decisão de matar a jovem de 17 anos após o assassinato de Sandra.

Os depoimentos de José Ailton e de sua esposa sobre o caso dizem que Sandra e Daiane discutiam por conta de um ex-namorado. Daiane então teria ido para a casa de Sandra, chamado-a para o lado de fora da residência e dois homens numa moto efetuaram os disparos fatais.

(Foto: Sandro Lima)

Suspeito disse que intenção era apenas matar Daiane por conta de ameaças à sua família

Cinco horas depois da morte de sua irmã, ele disse que invadiu a casa da família de Daiane pulando o muro, matou a mãe de Daiane, Elisabete, seguindo para o quarto do alvo.  José Ailton negou saber que Daiane estava grávida de três meses e declara não ter intenção de matar a criança.

Ele se disse arrependido, mas relatou problemas de ameaças à sua família. “Tentaram matar a minha mãe”, se explicou o suspeito.