Polícia

Após detenção de três, Detran vai acionar corregedoria do TJ sobre cartórios

Veículos eram levados do pátio do órgão através de documentos com autentificações forjadas

23/01/2017 14h09
Após detenção de três, Detran vai acionar corregedoria do TJ sobre cartórios
Reprodução - Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira (23), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), além da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), apresentaram o resultado de 12 dias de investigações sobre um caminhão e um Uno Vivace que foram levados do pátio do Detran através da utilização de documentos falsos e autenticações forjadas. Por conta do caso, o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, afirmou que vai oficiar a corregedoria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para apurar esse tipo de crime nos cartórios. As investigações acontecem há 12 dias.

Foram três detidos até o momento através de mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ananias Vieira da Silva Neto, Diogo Barros Silva e Marcos André do Nascimento Ricardo. Estão foragidos Ezequiel Cavalcante Santos e uma despachante que não teve a identidade divulgada.

Diogo teria realizado as autenticações baseadas em documentos falsos. Já Ananias foi quem utilizou os referidos documentos para retirar os veículos do pátio do órgão estadual de trânsito. Já Marcos André era o despachante que acompanhava o processo com o Detran. Os veículos retirados do pátio com o uso dos documentos falsos foram um caminhão da marca Ford recuperado em Messias e um Uno Vivace branco encontrado em Penedo.

“Quando a proprietária desse veículo veio tirar ele, tinha sido pego numa blitz da Lei Seca, os falsários pagaram 4 mil reais no carro, liberaram o carro. A fraude não consiste dentro do Detran, a fraude consiste numa documentação que é autenticada pelo cartório. Quando o Detran recebe este documento a gente não pode prever se há uma fraude ou não há porque o documento está autenticado”, disse Antônio Carlos Gouveia.

O diretor-presidente do Detran ressaltou que a retirada de carros do pátio é feita de forma criteriosa e  que o problema das autenticações será investigado. “O Detran estará oficiando a corregedoria do Tribunal de Justiça de Alagoas para que ele apure com os cartórios de forma veemente. Já que os cartórios são subordinados à corregedoria”, declarou Ántônio carlos Gouveia ao ressaltar a parceria com o Ministério Público, órgão ao qual é vinculado o Gecoc; a DRFVC e o Conselho Estadual de Segurança (Conseg).

(Foto: Sandro Lima)

Os três detidos não quiseram mostrar o rosto nem se defender à imprensa

O caso também gerou uma nova diretriz. A partir desta segunda-feira, o Detran começa a ter acesso ao banco de dados de identidades. “Hoje, o Detran passou a ter acesso à base de dados da identidade. O Detran já consegue acessar, quero acreditar que se nesses dias chegar um falsário ele vai sair preso em flagrante porque independente da validade do cartório, o Detran vai checar a imagem se a identidade apresentada é daquela pessoa”, falou o diretor-presidente.

A delegada Maria Angelita, da DRFVC, disse que o outro veículo foi localizado em Penedo. Uma terceira pessoa já estava em posse do carro. “Conseguimos nesse tempo chegar aos autores e vamos chegar mais porque isso realmente é a ponta do iceberg, a gente sabe que pode existir pessoas que achem que podem obter algum tipo de vantagem e não vão mais obter”, pontuou.

A questão dos cartórios também vai ser investigada pela PC. “Existe um desdobramento dessa investigação. A gente tem que verificar isso tudo junto aos cartórios que estão produzindo essas autenticações de forma ilegal. Temos que aprofundar isso”, frisou.

O advogado do despachante, Pedro Acciloy, afirmou que tudo não passa de especulação e que a defesa ainda não teve acesso aos autos.

Após receber o veículo recuperado, o dono do Uno Vivace, Robson Teixeira, destacou a figura do diretor-presidente do Detran, Antonio Carlos Gouveia. “Detran tem um diretor competente, homem sério. O governador devia nomeá-lo Secretário de Segurança Pública”, relatou à reportagem do Tribuna Hoje.

Veja os veículos recuperados abaixo (Fotos: Sandro Lima)

Robson recebeu as chaves do carro das mãos do diretor-presidente do Detran