Polícia

Vídeo mostra vísceras de reeducando do Cadeião em Maceió sendo removidas

Alexsandro Neves foi morto na quinta; detentos dizem que ele era da Comando Vermelho

Por Tribuna Hoje 13/01/2017 10h59
Vídeo mostra vísceras de reeducando do Cadeião em Maceió sendo removidas
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 14h48

Nesta sexta-feira (13) começou a circular nas redes sociais um vídeo brutal que mostra um dos reeducandos mortos na quinta-feira (12) no Cadeião tendo as vísceras removidas. As imagens feitas após o homicídio de Alexsandro Neves, de 40 anos, são muito fortes e os detentos aparecem dando várias golpes de arma branca e chutes no homem já morto. As vozes dos presos falam que ‘mexeram com a família’ e que a vítima é ‘mais um simpatizante do Comando Vermelho’. O Tribuna Hoje optou por não divulgar as imagens recebidas.

A filmagem começa com o reeducando com a barriga aberta e tendo os órgãos internos todos removidos. Dois detentos começam a chutar o corpo estendido em um colchão já sem vida. Um deles aparece do lado esquerdo do vídeo segurando um objeto cortante utilizado nas agressões. O ambiente está tomado por sangue.

Em seguida, outro portando um objeto cortante, começa a dar vários golpes no peito da vítima. Após desferir os golpes, ele começa a cortar e abrir ainda mais o buraco na barriga de Alexsandro.

As indicações de que a morte teria ligação com a briga das facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital vêm da fala dos reeducandos. “Mexeu com a família” e “mais um aí, mano. Mais um simpatizante, CV [Comando Vermelho]” são algumas das falas audíveis durante o vídeo de um minuto e 33 segundos.

O Sindapen, através de seu presidente Kleyton Anderson, afirmou que a fala dos reeducandos de que o morto seria da Comando Vermelho, pode fazer com que haja uma retaliação contra o Primeiro Comando da Capital em Alagoas.

Para Kleyton, a transferência dos envolvidos nas mortes tanto de Alexsandro Neves quanto de Jonathan Marques Tavares, mortos na quinta-feira, e dos líderes de facções detidos no sistema prisional em Maceió devem ser agilizadas para que a situação não piore e mais mortes ocorram.

Investigação

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) identificou o reeducando José Hildemar da Cruz Reis através das câmeras de videomonitoramento como responsável pelas agressões que vitimaram Jonathan Marques Tavares.

Os agentes penitenciários seguem trabalhando na Casa de Custódia junto com o Instituto de Criminalística para identificar as causas do óbito de Alexsandro Neves e quem teria envolvimento em sua morte.

A direção do Cadeião abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar as causas e circunstâncias.