Polícia

Reunião para negociar reivindicações de pescadores esclarece dúvidas

Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM participou da reunião

Por Tribuna Hoje com Ascom / PM-AL 06/01/2017 13h27
Reunião para negociar reivindicações de pescadores esclarece dúvidas
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde da última quinta-feira (05), uma equipe do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) da PMAL acompanhou uma reunião articulada entre pescadores da Colônia Z16 e representantes do Ministério da Pesca e Agricultura, da Federação de Pescadores alagoanos, além do INSS. Na ocasião, foram esclarecidos os motivos do não pagamento do seguro defeso à categoria, bem como dirimidas as dúvidas dos presentes.

A ação do CGCDHPC possibilitou a abertura de um canal direto de comunicação entre os pescadores e os órgãos envolvidos na solução do problema enfrentado pela categoria.

Entenda o caso

Na última quarta-feira (04), pescadores da comunidade situada por trás da balança de peixe bloquearam a Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá, em protesto alegando atraso no repasse do seguro defeso. Um benefício concedido à categoria pelo Governo social na época em que a pesca é proibida para garantir a reprodução da vida marinha. O benefício deveria ter sido repassado pelo INSS até o fim de dezembro.

Uma equipe do CGCDHPC da Polícia Militar foi acionada para negociar a liberação da Avenida, além de policiais militares do 1º BPM e do Batalhão de Polícia de Trânsito, e programou a reunião entre os órgãos envolvidos, encerrando assim os protestos e a liberação das vias públicas.

Na quinta-feira também ocorreu outro protesto, pois a reunião marcada após a manifestação de quarta não foi realizada. Como tudo foi acertado durante a reunião realizada na quinta, não houve necessidade de outra manifestação que aconteceria nesta sexta-feira (6) no mesmo horário das anteriores.