Polícia

Operação no Virgem dos Pobres detém seis pessoas e PM ocupa o Vergel do Lago

Além dos seis detidos, dois suspeitos estão no sistema prisional e serão representados

Por Tribuna Hoje 28/12/2016 16h21
Operação no Virgem dos Pobres detém seis pessoas e PM ocupa o Vergel do Lago
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) desencadeou nesta quarta-feira (28) operação na região do complexo Virgem dos Pobres, no conjunto Joaquim Leão, em Maceió. A ação policial foi deflagrada após quatro meses de investigações para combater o tráfico de drogas na região do bairro do Vergel do Lago. Foram seis pessoas detidas, além de dois reeducandos suspeitos de envolvimento. Após o término da operação pela manhã, foi iniciada uma ocupação na área.

Os policiais cumpriram mandados 29 mandados de busca e apreensão e oito de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal. Drogas e armas foram apreendidas. Participaram da operação o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Radiopatrulha, Grupamento Aéreo, além de policiais civis da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).

A pessoa que não resistiu aos ferimentos e morreu após confronto com a polícia foi identificada como ‘Eraldo do Gás’. Ele se chama José Eraldo Bezerra Leite, e era conhecido por chefiar o tráfico na região do Dique Estrada no Vergel. A resistência ocorreu na casa do suspeito quando o mandado por tráfico de drogas estava sendo cumprido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Ele tinha 45 anos.

Os suspeitos detidos foram levados para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Todos os envolvidos são ligados ao comando do tráfico de drogas nos conjuntos Virgem dos Pobres I, II e III. A operação teve a coordenação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Os detidos foram: Gonçalo Barbosa dos Santos, vulgo ‘Casquinha’; Rosinalva Tertuliana de Moura, de 49 anos; Adriano Gustavo da Silva, vulgo ‘Garrincha’, de 22 anos; Everton Evangelista dos Santos, de 28 anos; Maria Lourdes dos Santos, de 34 anos; e Cristiane Soares de Nóbrega, de 32 anos.

Os dois reeducandos que terão mais uma representação por tráfico de drogas em sua ficha criminal são José Flávio Nunes dos Santos e Rodrigo Clayton Félix da Silva Brabo.

Com relação aos crimes cometidos, Gonçalo tem passagem por tentativa de homicídio. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas, já que estava com 300 g de maconha. Rosinalva também foi detida em flagrante por tráfico de drogas, ela estava com pequena quantidade de maconha.

Adriano foi detido em cumprimento de mandado por roubo a residência; Everton, em cumprimento de mandado por tentativa de homicídio; Maria Lourdes por suspeita de envolvimento com o tráfico; Cristiane, que é esposa de José Flávio. Ele está detido no presídio do Agreste e foi o único a não ser apresentado. Rodrigo está no Presídio de Segurança Máxima em Maceió.