Polícia

Sem nenhuma proposta, policiais civis mantêm paralisações de 24 horas

Primeira paralisação de 24 horas ocorrerá nesta terça (8) e a 2ª será na sexta (11)

Por Assessoria 07/11/2016 22h39
Sem nenhuma proposta, policiais civis mantêm paralisações de 24 horas
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 14h40 de 8/11

Os policiais civis mantiveram a deflagração de duas paralisações de 24 horas nesta semana. A deliberação ocorreu na assembleia geral, realizada na tarde desta segunda-feira (7), no auditório dos Urbanitários. Sem nenhum avanço da pauta de reivindicações, em destaque, a apresentação de proposta de reajuste do piso salarial por parte do governo do Estado, a categoria decidiu manter o calendário de atividades.

A primeira paralisação de 24 horas ocorrerá nesta terça-feira (08) e a segunda será na sexta-feira (11). A orientação do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) é para parar tudo, delegacias da capital e do interior, especializadas, centrais, regionais, setores da Polícia Civil de Alagoas.

Na assembleia, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou o avanço da mobilização da categoria e adesão à campanha "Polícia Legal". A Delegacia Geral já está disponibilizando de 500 coletes balísticos, no tamanho M. O sindicalista ressaltou que é a instituição policial tem que possuir coletes para todos os policiais com os seus respectivos tamanhos. "Sem colete balístico, armamento e munições dentro da validade e em perfeito estado, o policial não poderá sair para diligência", alerta.

A categoria também repudiou as declarações do Secretário da Fazenda, o qual afirmou que os policiais civis obtiveram conquistas no governo Renan Filho, quando na verdade vem retirando direitos conquistados nos governos anteriores. O Governo do Estado deve o reajuste do piso salarial, 1,4% do IPCA de 2015 e 10,48% de 2016, o pagamento retroativo das progressões, bem como não reconhece o risco de vida dos policiais civis. 

Reivindicações

Entre os principais pleitos da categoria, o reajuste do piso salarial de acordo com piso da segurança pública para nível superior no Estado de Alagoas, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) com tratamento isonômico para os policiais civis do último concurso público, o pagamento do risco de vida e de insalubridade, o fim do desvio de função que é a custódia de preso, plano de saúde mantido pelo Estado, entre outros. Até o momento o Governo de Alagoas não concedeu nenhum dos itens à categoria.

Os policiais civis marcaram uma nova assembleia geral na quarta-feira (09), a partir das 13 horas. O local ainda será definido.

Calendário de mobilização

08/11 – Greve de 24 horas com concentração na Central de Flagrantes no Farol a partir das 8h

09/11 - Assembleia geral com indicativo de greve a partir das 13h. 

11/11 – Greve de 24 horas com concentração na Central de Flagrantes no Farol a partir das 8h.