Polícia

Deic mantém nove presos de outras unidades algemados a canos, diz Sindpol

Dos nove, seis são oriundos da Central de Flagrantes que só pode acomodar 24

Por Assessoria / Sindpol 04/11/2016 13h51
Deic mantém nove presos de outras unidades algemados a canos, diz Sindpol
Reprodução - Foto: Assessoria

A Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) voltou a receber inadequadamente presos da Casa de Custódia. Nesta sexta-feira (04), nove presos estão algemados inadequadamente em um suporte de canos. O local é para detenção por alguns instantes apenas o tempo suficiente para os procedimentos cartorários, mas que está sendo usado para carceragem de preso.

Os diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) Stélio Pimentel Junior, Charles Alcântara e Fernando Amorim estiveram na Deic e conversaram com os policiais civis. Eles informaram que os presos serão transferidos nesta sexta-feira.

Os policiais civis também disseram que estão fazendo um documento à Polícia Civil, informando que eles não vão mais receber presos de outros setores devido ao local não possuir condições estruturais para acomodar presos, ao menos, que sejam da própria Deic.

Desses nove presos, seis são oriundos da Central de Flagrantes. Por decisão judicial, a Central de Flagrantes e a Casa de Custódia estão com limite de vagas. A Central só pode receber até 24 presos, e a Casa de Custódia até 45. Por conta disso, a Polícia Civil está distribuindo presos em locais inadequados.

Para o Sindpol, a custódia de preso por policiais civis é um desvio de função, que os retiram da investigação, além de ser um desrespeito às normas infraconstitucionais, sobretudo, a norma constitucional, e expõe o policial a risco e ambientes precários.