Polícia

Itens ilícitos são apreendidos em presídios alagoanos durante operação

Bope, Tigre, GAT e os agentes penitenciários atuaram em conjunto para coibir desvios de conduta

Por Agência Alagoas 30/10/2016 08h55
Itens ilícitos são apreendidos em presídios alagoanos durante operação
Reprodução - Foto: Assessoria

Após frustrar a tentativa de fuga de 38 reeducandos dos presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) coordenou mais uma importante operação para fortalecer a segurança dentro e fora dos presídios.

(Foto: Allan Dias / Agência Alagoas)

Ainda no sábado (29), com o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram retirados de circulação vários itens ilícitos encontrados dentro das celas de três unidades prisionais.

Participaram da operação, policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), agentes penitenciários e uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GAT).

(Foto: Allan Dias / Agência Alagoas)

As forças de segurança pública fizeram o procedimento de ‘batida, piso e grade’, além da contagem dos apenados. Na ocasião foram apreendidos aparelhos eletrônicos, armas artesanais e drogas.

As ações ocorreram simultaneamente. O Bope realizou o procedimento no Baldomero Cavalcanti, enquanto o Tigre atuou no Cyridião Durval e Presídio de Segurança Máxima. Agentes penitenciários das unidades e do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos deram o suporte nas missões, junto com o GAT. Ao final da operação, o gestor da Seris, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, destacou o empenho das forças de segurança.

(Foto: Allan Dias / Agência Alagoas)

“O Governo do Alagoas tem traçado as diretrizes e os agentes da segurança pública não têm medido esforços para combater a criminalidade. Trabalhamos diuturnamente para assegurar a justiça no cumprimento das penas, ressocializar e promover a paz. Reitero o apoio incondicional da SSP, um grande aliado nas operações. Com a integração das forças reduziremos ainda mais a violência e evitaremos a reincidência criminal”, afirmou Freitas.

O comandante da SSP, coronel PM Lima Júnior, fez questão de lembrar que a Segurança Pública estará sensível às causas que necessitem de apoio para garantir a ordem dentro e fora das unidades prisionais. As operações integradas têm trazido resultados positivos e deverão ser intensificadas. Por essa razão, mais uma vez foi concedido apoio para a Ressocialização, coibindo desvios de conduta dos apenados nos presídios.

(Foto: Allan Dias / Agência Alagoas)

"Os policiais sempre auxiliaram nas inspeções feitas nos presídios, até porque têm táticas diferenciadas de contenção e, com a presença, reforçam, também, a segurança dos agentes penitenciários que se tornam menos vulneráveis em tais circunstâncias. A integração será mantida por nós porque tem dado certo e hoje tivemos mais um grande resultado com a apreensão de vários objetos", asseverou o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.