Polícia

Alagoas é o Estado brasileiro que mais reduziu número de mortes em 2015

Queda é de 20,8% e governador Renan Filho comemorou fato em suas redes sociais

Por Agência Alagoas 28/10/2016 11h22
Alagoas é o Estado brasileiro que mais reduziu número de mortes em 2015
Reprodução - Foto: Assessoria

Alagoas foi o Estado do país que mais reduziu o número de mortes por 100 mil habitantes. O dado é do 10º Anuário Estatístico da Segurança Pública divulgado esta semana, que representa o exercício do ano de 2015. A queda é de 20,8%. O governador Renan Filho comemorou o reconhecimento e comentou em suas redes sociais: “Há anos esperamos por isso e vamos avançar mais”.

O governador comentou a saída de Alagoas do posto de Estado mais violento do Brasil.

“Alagoas é o Estado que mais reduz os índices de violência no Nordeste, enquanto que no Brasil só cresce. Nossa capital Maceió, que era a capital mais violenta do Brasil, perdeu esse título no primeiro ano do governo. E todas as outras que estão em nossa frente são do Nordeste”, explicou Renan Filho.

Este reconhecimento se dá através de um trabalho que, por exemplo, resultou em um setembro de 2016 com um dado histórico – 30,9% de recuo da violência, em comparação ao mesmo período do ano passado. Alagoas registrou o menor índice de homicídios na história do Estado, desde que começou a se mensurar estes dados em 2012.

Ainda comentando sobre setembro de 2016. O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) despencou 30,9% em Maceió, no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Segundo o anuário, Sergipe ultrapassou Alagoas no número de mortes por 100 mil habitantes.

Houve também queda nos roubos a coletivos em Maceió. A Secretaria de Estado da Segurança Pública comprovou que os assaltos a coletivos na capital alagoana caíram de 102 para 59 entre agosto e setembro deste ano – o equivalente a redução de 44%.

(Foto: Reprodução / TV Globo)

O jornal matutino televiso Bom dia Brasil, da Rede Globo de Televisão, comentou os avanços alcançados no Estado de Alagoas, exemplificando que “programas consistentes” estão conseguindo reduzir os ainda preocupantes números da violência no país, por meio de um investimento em pacificação. Exibindo, inclusive, a redução de 20,8% de redução.

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, comentou o balanço dos números e listou iniciativas que podem contribuir no combate à violência.

“Estados que aliam a aproximação com a comunidade, uso intensivo de informações e integração de medidas entres diferentes instâncias e instituições conseguem resolver o problema de uma forma mais virtuosa”, ressaltou o especialista.

Os índices redutivos na Segurança Pública de Alagoas não param por aí. As evidências são constatadas com precisão nos gráficos do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas (SSP). Em 83 dias, de agosto até o dia 22 de outubro, houve uma redução de 116% no número de roubo a estabelecimentos comerciais, em Maceió, e de 104% em Alagoas.