Mundo

Furacão Isaias deixa 770 mil sem energia no sudeste dos EUA

Por CNN Brasil 10/10/2026 10h33
Furacão Isaias deixa 770 mil sem energia no sudeste dos EUA
Autoridades no estado da Flórida pedem para que moradores que permaneçam em suas casas, pois as condições perigosas persistem após a passagem da tempestade - Foto: Imagem ilustrativa

O Furacão Isaías tocou o solo do estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (9) e avança rapidamente pelo sul, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (National Hurricante Center) na madrugada deste sábado (10).

O número de locais que ficaram sem energia no sudeste do país ultrapassou 770 mil, à medida que o furacão trouxe ventos de 169 km/h e chuvas intensas para a costa do Golfo do México.

Na Flórida, são 425 mil clientes que ficaram sem luz, segundo o site PowerOutage.Us, que monitora a situação no país. Já no Alabama foram 304 mil locais no escuro e na Georgia, 46 mil.

Autoridades do condado de Santa Rosa, na Flórida – onde mais de 81 mil estão sem energia – estão pedindo aos moradores que permaneçam em suas casas, pois as condições perigosas persistem após a passagem do furacão Isaías.

Em uma atualização divulgada na noite de sexta-feira (9), a Comissão de Condado de Okaloosa, no noroeste na Flórida, informou que havia inúmeras árvores e linhas de energia derrubadas, além de estradas alagadas.

O governador do estado, Ron DeSantis, disse que equipes de empresas de serviços públicos e do Departamento de Transportes do estado começariam os trabalhos de restauração e remoção de destroços durante a noite, embora as autoridades tenham alertado que ainda é muito perigoso avaliar a extensão total dos danos.

No Alabama, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de Dothan-Houston informou em um comunicado divulgado na noite de sexta-feira que todas as estradas do Condado de Houston foram fechadas até que “as condições sejam consideradas seguras para o tráfego”.

A tempestade continua a perder força e também perdeu suas características tropicais, tornando-se um ciclone pós-tropical. O NHC afirma que é previsto um enfraquecimento lento neste sábado e a previsão é que o furacão se dissipe no domingo (11).

Todos os alertas de furacão foram cancelados, mas os alertas de tempestade tropical e de ressaca costeira permanecem em vigor para partes da costa do Golfo da Flórida.