Mundo
Irã afirma ter atacado com mísseis base dos EUA na Arábia Saudita
A Guarda Revolucionária do Irã informou, na noite desse sábado (14/3), ter lançado um ataque contra forças dos Estados Unidos na Base Aérea Prince Sultan, na Arábia Saudita. Os mísseis teriam como alvo estruturas usadas pelos militares dos EUA dentro da base, localizada na cidade de Al-Kharj, ao sul de Riad. A instalação é considerada estratégica e há anos recebe contingentes e equipamentos americanos.
Em comunicado, a Guarda Revolucionária afirmou que o local estaria sendo utilizado para equipar caças F-35 e F-16, além de servir como área de armazenamento de caminhões-tanque de combustível.
Até o momento, não há registro de mortos ou feridos no ataque mais recente à base aérea. No início do conflito, entretanto, um militar dos Estados Unidos morreu após um ataque iraniano à mesma instalação, em 1º de março.
O episódio ocorre em meio à escalada do conflito envolvendo o Irã, os Estados Unidos e aliados no Oriente Médio, que nas últimas semanas passou a incluir ataques diretos a bases militares e infraestruturas estratégicas na região.
Em duas semanas de confrontos, 12 países já registraram baixas no conflito. O Irã é o mais atingido e contabiliza ao menos 1.300 mortes. O Líbano aparece em seguida, com 773 óbitos. O país passou a integrar diretamente a guerra após o grupo Hezbollah realizar ataques em apoio ao governo iraniano.
Mais lidas
-
1Podcast Perdas e Danos
Executivo da Nestlé contratou torturador da ditadura militar
-
2Projetos inovadores
Sudene e Embratur avançam com programa Destino Futuro e iniciam execução de projetos inovadores no turismo nordestino
-
3Uma Busca pela Verdade
A história real de Lockerbie: o caso que inspirou a minissérie
-
4Luto!
Influenciador Carlos Filhar morre aos 47 anos e deixa carta de despedida nas redes sociais
-
51º de maio
Trabalhadores da indústria têm categoria exclusiva na Corrida Nacional do Sesi 2026



