Mundo
Jovem de 13 anos vira herói após nadar por horas para salvar a família
Um adolescente de 13 anos virou um herói na Austrália depois que conseguiu salvar a família que estava em perigo.
Austin Appelbee nadou por horas, por cerca de 4 quilômetros até a costa, para pedir socorro para a mãe, Joanne, de 47 anos, e os dois irmãos mais novos - Beau, de 12, e Grace, de 8 - que estavam à deriva em alto-mar.
"As ondas eram enormes e eu não estava usando colete salva-vidas. Eu só conseguia pensar 'continue a nadar, continue a nadar. E então finalmente cheguei à praia, bati no fundo e desmaiei", relembrou ele em entrevista à imprensa local.
A família, que mora de Perth, estava de férias em Quindalupe. Todos saíram para se divertir na água com caiaques e pranchas de stand-up paddle alugados no hotel por volta do meio-dia, mas o clima mudou de repente e as ondas fortes e o vento começaram a arrastá-los para longe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/V/v/D3rIevQ6qAewMkDntxoA/ap26034374460284.jpg)
Austin chegou à costa por volta das 18h do horário local, segundo as autoridades. A mãe e os irmãos dele foram encontrados por um helicóptero de busca às 20h30, depois de passarem cerca de nove horas na água gelada.
“As ações do menino de 13 anos são extremamente admiráveis — sua determinação e coragem acabaram salvando a vida de sua mãe e irmãos”, afirma o inspetor de polícia James Bradley.
Em entrevista nesta terça-feira (3), a mãe do jovem relembrou o momento em que teve que decidir se ia pedir ajuda e deixava os filhos para trás ou se enviava o menino. Ela disse que estava confiante de que ele chegaria à costa, mas ficou cheia de dúvidas quando o sol se pôs e a ajuda não chegou.
"Uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar foi dizer ao Austin: 'Tente chegar à costa e pedir ajuda. Isto pode ficar muito sério muito rapidamente'. Mantivemos o otimismo, cantamos, brincamos e encaramos tudo como uma brincadeira até o sol começar a se pôr, quando o mar ficou muito agitado. Ondas enormes... Eu tenho três filhos. Os três sobreviveram. Isso era tudo o que importava", disse.
Mais lidas
-
1Podcast Perdas e Danos
Executivo da Nestlé contratou torturador da ditadura militar
-
2Projetos inovadores
Sudene e Embratur avançam com programa Destino Futuro e iniciam execução de projetos inovadores no turismo nordestino
-
3Uma Busca pela Verdade
A história real de Lockerbie: o caso que inspirou a minissérie
-
4Luto!
Influenciador Carlos Filhar morre aos 47 anos e deixa carta de despedida nas redes sociais
-
51º de maio
Trabalhadores da indústria têm categoria exclusiva na Corrida Nacional do Sesi 2026



