Mundo

Telescópio registra imagens da matéria escura pela primeira vez

Por CNN Brasil 27/11/2025 11h25
Telescópio registra imagens da matéria escura pela primeira vez
Astrônomos conseguiram capturar raios gama emitidos pelas partículas misteriosa - Foto: Universidade de Tóquio

Astrônomos conseguiram registrar o que possivelmente são as primeiras imagens diretas que mostram a matéria escura. Usando o Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama, da Nasa, a equipe acredita que conseguiu capturar os raios gama emitidos quando duas partículas dessas colidem.

De acordo com algumas hipóteses, a matéria escura é feita de partículas que não interagem com a força eletromagnética — ou seja, não absorve, reflete ou emite luz. Por isso, até então sua observação foi feita a partir de seus efeitos sobre a matéria observável.

No novo estudo publicado no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, os cientistas relatam que acreditam ter finalmente detectado os raios gama da colisão de partículas de matéria escura.

“Se isso estiver correto, até onde eu sei, seria a primeira vez que a humanidade 'viu' matéria escura. E acontece que essa é uma nova partícula não incluída no modelo padrão atual da física de partículas. Isso representa um grande avanço na astronomia e na física”, disse o professor Tomonori Totani, do Departamento de Astronomia da Universidade de Tóquio, em um comunicado à imprensa.

A matéria escura foi detectada pela primeira vez no início da década de 1930. O astrônomo suíço Fritz Zwicky identificou uma estrutura invisível que mantinha galáxias se movendo mais rápido do que sua massa permitiria, inferindo que se tratava desse tipo de partícula.

Os registros que supostamente mostram a matéria escura pela primeira vez ainda serão verificados por meio de análises independentes realizadas por outros pesquisadores, já que existem chances de que outro fenômeno tenha sido registrado no lugar.