Mundo

Morre O.J. Simpson, ex-astro da NFL e famoso por caso de assassinato

Depois de carreira na NFL e tempo em Hollywood, Simpson foi o centro do julgamento mais polêmico dos EUA nos anos 1990

Por Guilherme Jacobs com Chippu 11/04/2024 16h42 - Atualizado em 11/04/2024 16h53
Morre O.J. Simpson, ex-astro da NFL e famoso por caso de assassinato
Depois de carreira na NFL e tempo em Hollywood, Simpson foi o centro do julgamento mais polêmico dos EUA nos anos 1990 - Foto: Reprodução/Youtube

Morreu, aos 76 anos de idade, O.J. Simpson. Ex-jogador de futebol americano que teve grandes carreiras na universidade da NFL antes de virar um ator, e depois ser acusado (e então inocentado num polêmico julgamento) de matar a ex-esposa e o namorado dela, Simpson vinha batalhando contra um câncer de próstata.

"No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o câncer," disse o comunicado da família Simpson. "Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante este período de transição, a família dele pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça."


Apesar da presença no esporte e em Hollywood, Simpson era mais lembrado pelo polêmico julgamento dos anos 1990, onde foi julgado pelas acusações de assassinar Nicole Brown Simpson, sua ex-esposa, e o namorado dela, Ronald Goldman. Ele foi inocentado das acusações criminais, mas depois foi julgado responsável num processo civil e precisou pagar uma quantia à família de Brown.

Antes do julgamento, ele foi preso depois de fugir da polícia num Ford Bronco branco. A perseguição do dia 17 de junho virou um evento televisivo, assistido por mais de 90 milhões de pessoas, ao vivo, nos EUA.

A história voltou ao mainstream há alguns anos por conta de duas produções; o premiadíssimo documentário O.J. Made in America e temporada The People vs. O.J. SImpson da série American Crime Story, ambos lançados em 2016, onde Cuba Gooding Jr. interpretou Simpson.


Em 2008, ele foi preso num caso de roubo em Las Vegas, e condenado a 33 anos de cadeia, mas foi solto em julho de 2017.

Antes disso tudo, Simpson foi um astro do futebol americano, ganhando o troféu Heisman de melhor jogador universitário durante seu tempo em USC, Universidade do Sul da Califórnia, e depois como profissional no San Francisco 49ers e depois no Buffalo Bills, onde obteve, pela primeira vez na história da NFL, o recorde de 2 mil jardas numa temporada.

Ele começou a atuar ainda na universidade. Eventualmente, sua carreira como ator o levou à trilogia de filmes Corra Que a Polícia Vem Aí, e a clássicos como Inferno na Torre, com Paul Newman e Steve McQueen. Simpson, porém, nunca virou uma grande estrela de Hollywood, e seu tempo lá praticamente terminou depois das acusações.