Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,6

Coreia do Sul também emitiu um alerta, destacando a possibilidade de aumento do nível do mar na costa leste do país como consequência do terremoto no Japão

Por Brasil 247 01/01/2024 11h17
Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,6
Epicentro do terremoto foi localizado na península de Noto, por volta das 16h10 no horário local (4h10, em Brasília) - Foto: Reuters / Toru Hanai

O Japão emitiu um alerta para a possibilidade de um "grande tsunami" atingir a costa oeste do país, após uma série de terremotos abalarem a região. O tremor mais forte atingiu magnitude 7,6. O epicentro do terremoto foi localizado na península de Noto, por volta das 16h10 no horário local (4h10, em Brasília). Imediatamente, as autoridades japonesas alertaram para o risco iminente de ondas de até 5 metros na região da península, enquanto áreas mais distantes na costa oeste podem enfrentar ondas de até 3 metros.

A TV pública NHK interrompeu sua programação regular para transmitir alertas à população, enfatizando a necessidade de evacuação imediata das áreas consideradas de risco. A Agência Meteorológica do Japão também instou os residentes a buscar abrigos seguros até que o alerta fosse suspenso.

Segundo o G1, a Coreia do Sul também emitiu um alerta próprio, destacando a possibilidade de aumento do nível do mar na costa leste do país como consequência do terremoto no Japão.