Mundo
Aluno do Colégio Tiradentes Agreste é destaque em Concurso Internacional de Redação
Mais uma conquista para Alagoas, a educação pública e para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM). Pela 4ª vez, a unidade Agreste do CPM foi destaque no Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios.
O vencedor da etapa estadual do concurso em 2023 foi o aluno aspirante a oficial Felipe André de Oliveira Santos, de 13 anos de idade e estudante do 8º ano do Ensino Fundamental II da unidade de ensino.
Em 2023, a 52ª Edição da competição abordou a temática “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças”.
"O poder que escolhi foi o poder da conscientização, tendo em vista que muitos dos acidentes de trânsito são causados pela falta de atenção dos motoristas. Para educar e conscientizar as crianças", disse Felipe, relatando que sempre teve afinidade com a escrita.
Felipe ingressou no CPM Agreste no ano de 2021 na 6ª série do Ensino Fundamental e, desde então, tem se destacado por sua dedicação aos estudos. Sua produção textual tem como características fortes a criatividade, coesão, coerência, argumentação crítica e organizada. Tudo isso, se refletiu na conquista.
O subdiretor da unidade de ensino, major James Marinho, parabenizou o estudante pela vitória, que é mais um resultado do comprometimento diário demonstrado pelo adolescente em sua rotina escolar. A redação campeã também é fruto da dedicação de Felipe associado às temáticas trabalhadas. “O tema, relacionado à segurança no trânsito é abordado anualmente nas turmas do ensino fundamental do nas aulas de Continências e Sinais de Respeito (CSR), principalmente durante o mês de maio, devido ao Movimento Maio Amarelo”, disse o major.
O subdiretor ressaltou ainda que o CPM Agreste tem tradição na competição, sendo vencedor na etapa estadual nos anos de 2018, 2019, e 2021 (onde também alcançou a 3ª colocação nacional).
O concurso
O Concurso Internacional de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal, sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios que realiza a competição em três fases: escolar, estadual e nacional. A melhor redação em cada estado brasileiro segue para a disputa nacional onde serão selecionadas as três melhores, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano